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A história da Pessoa com Deficiência (doravante PCD) é remota e apesar do cenário
sangrento que acompanha sua história, hoje o tratamento a PCD não é o mesmo,
até pouco tempo era comum assassinar ou abandonar um ser humano pela sua
deficiência. A gênese da negligência do acesso à vida digna em sociedade à PCD é
longa e o seu acesso educacional ganhou mais força com a modalidade da
educação especial e o paradigma da inclusão que objetivam incluir todos os alunos
sem limitá-los às suas necessidades educacionais específicas (NEEs). Assim,
pretendemos analisar o processo de adaptação de recursos didático-pedagógicos no
Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para alunos com NEEs no contexto do
Programa de Residência Pedagógica, ancorados nos seguintes objetivos: a) refletir
sobre a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de língua espanhola na escola;
b) avaliar a importância da temática da adaptação de recursos didático-pedagógicos
de pequeno porte, de maneira teórico-prática, na formação inicial da Licenciatura em
Letras Espanhol; c) discutir as dificuldades em adaptar os recursos
didático-pedagógicos de ELE para os alunos com NEEs; d) demonstrar as
implicações dessa experiência de adaptação para o futuro agir pedagógico docente
das professoras residentes investigadas. Assim, este estudo enquadra-se nos
moldes da pesquisa de campo com caráter exploratório. Logo, para coletar os dados
do corpus, aplicamos um questionário, via Google Forms, composto por dez
perguntas direcionadas a duas professoras residentes para identificar quais
dificuldades enfrentaram para adaptar os recursos didáticos pedagógicos para seus
alunos com NEEs do ensino médio. Baseamo-nos em Dantas (2014, 2019),
Mantoan (2015), Loreto (2021) e Bersch e Sartoretto (2021), que discutem acerca de
inclusão educacional, integração e Atendimento Educacional Especializado (AEE);
em Medrado (2016), Aragón (2016), Rodrigues (2023), Rocha e Aragón (2023) e
Silva (2017), que discutem temas como a formação inicial docente inclusiva e
formação continuada e em Teixeira (2020), Campos et al. (2020), Paiva (2016), Leffa
(2007), Sasseron (2013) e Toledo e Martins (2009), no que se trata de diversidade
em sala e adaptação de material didático. Identificamos que a adaptação de
recursos didático-pedagógicos para alunos com NEEs, é um grande desafio para os
professores em formação inicial e formados, pois não há uma formação voltada a
adaptação de recursos destinada ao ensino de alunos com NEEs, bem como, apoioda escola no tocante a disponibilização de professores especializados e/ou materiais
adequados que estimulem os docentes a saber identificar caminhos para ensinar ao
aluno com deficiência em todos os casos. |
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