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(28/02/2025) Análise da adaptação de recursos didático-pedagógicos para alunos com NEES no contexto do programa de residência pedagógica à luz da educação inclusiva

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dc.contributor.author Rocha, Franklin William da
dc.date.accessioned 2024-12-17T11:12:04Z
dc.date.available 2024-12-17T11:12:04Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33390
dc.description ROCHA, Franklin William Justino da. 2024. 62f. Traballho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A história da Pessoa com Deficiência (doravante PCD) é remota e apesar do cenário sangrento que acompanha sua história, hoje o tratamento a PCD não é o mesmo, até pouco tempo era comum assassinar ou abandonar um ser humano pela sua deficiência. A gênese da negligência do acesso à vida digna em sociedade à PCD é longa e o seu acesso educacional ganhou mais força com a modalidade da educação especial e o paradigma da inclusão que objetivam incluir todos os alunos sem limitá-los às suas necessidades educacionais específicas (NEEs). Assim, pretendemos analisar o processo de adaptação de recursos didático-pedagógicos no Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para alunos com NEEs no contexto do Programa de Residência Pedagógica, ancorados nos seguintes objetivos: a) refletir sobre a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de língua espanhola na escola; b) avaliar a importância da temática da adaptação de recursos didático-pedagógicos de pequeno porte, de maneira teórico-prática, na formação inicial da Licenciatura em Letras Espanhol; c) discutir as dificuldades em adaptar os recursos didático-pedagógicos de ELE para os alunos com NEEs; d) demonstrar as implicações dessa experiência de adaptação para o futuro agir pedagógico docente das professoras residentes investigadas. Assim, este estudo enquadra-se nos moldes da pesquisa de campo com caráter exploratório. Logo, para coletar os dados do corpus, aplicamos um questionário, via Google Forms, composto por dez perguntas direcionadas a duas professoras residentes para identificar quais dificuldades enfrentaram para adaptar os recursos didáticos pedagógicos para seus alunos com NEEs do ensino médio. Baseamo-nos em Dantas (2014, 2019), Mantoan (2015), Loreto (2021) e Bersch e Sartoretto (2021), que discutem acerca de inclusão educacional, integração e Atendimento Educacional Especializado (AEE); em Medrado (2016), Aragón (2016), Rodrigues (2023), Rocha e Aragón (2023) e Silva (2017), que discutem temas como a formação inicial docente inclusiva e formação continuada e em Teixeira (2020), Campos et al. (2020), Paiva (2016), Leffa (2007), Sasseron (2013) e Toledo e Martins (2009), no que se trata de diversidade em sala e adaptação de material didático. Identificamos que a adaptação de recursos didático-pedagógicos para alunos com NEEs, é um grande desafio para os professores em formação inicial e formados, pois não há uma formação voltada a adaptação de recursos destinada ao ensino de alunos com NEEs, bem como, apoioda escola no tocante a disponibilização de professores especializados e/ou materiais adequados que estimulem os docentes a saber identificar caminhos para ensinar ao aluno com deficiência em todos os casos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de espanhol pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Recursos didático-pedagógicos pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title (28/02/2025) Análise da adaptação de recursos didático-pedagógicos para alunos com NEES no contexto do programa de residência pedagógica à luz da educação inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


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