Resumo:
Observação: Versão sintetizada do trabalho. A versão integral pode ser encontrada na Biblioteca Central da UEPB. //Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico e clínico das intoxicações por medicamentos, notificadas no Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande (Ceatox-CG), no período compreendido entre janeiro de 2007 a dezembro de 2011.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa, exploratória e descritiva de todos os casos atendidos sobre intoxicações causadas por medicamentos atendidos e notificados pelo Ceatox-CG, no período de 2007 a 2011. Foram avaliados 1246 pacientes, vítimas de intoxicação causadas por medicamentos, com idade desde os 0 anos de idade até os > 80. A Coleta dos dados foi realizada através das fichas de notificação do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). As variáveis analisadas foram às sócio-demográficas (faixa etária, gênero, ocupação e escolaridade), relacionadas ao acidente (zona de ocorrência, circunstância do acidente, grupo farmacológico do medicamento) e as clínicas (sinais e sintomas, gravidade do caso e sua evolução). Os medicamentos foram classificados utilizando o sistema Anatomical
Therapeutic Chemical Code (ATC) e foi usado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para fazer as análises dos dados coletados.
Resultados: Nos dados coletados observamos que a predominância dos casos ocorrência no gênero feminino com 67,38% dos casos, na faixa etária entre 20 e 29 anos, com 17,65%, residentes na zona urbana, com 57,70% dos casos e com nível de escolaridade no 1º grau com 25,46%. A principal circunstância das intoxicações foi por tentativa de suicídio e por uso de medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central.
Conclusão: O estudo serve para alertar aos órgãos competentes o uso indiscriminado de medicamentos, onde tais órgãos devem realizar uma fiscalização cada vez mais rigorosa, devido aos inúmeros medicamentos disponíveis no mercado. O Brasil possui um arsenal de instrumentos jurídicos que regulamentam o uso dos medicamentos como a portaria n
3.916, de 30 de outubro de 1998, que institui as seguintes diretrizes: adoção de relação de medicamentos essenciais, regulamentação sanitária de medicamentos, promoção do uso racional de medicamentos, desenvolvimento científico e tecnológico, promoção da produção de medicamentos, garantia da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, desenvolvimento e capacitação de recursos humanos. Diante desse fato as intoxicações medicamentosas deveriam apresentar um número bem menor do que informa o Sinan.
Descrição:
ALBINO, G. B. Eventos toxicológicos relacionados a medicamentos
registrados em Campina Grande - PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.