UEPB - Repositório Digital

Intervenções psicoeducativas e socioemocionais com cuidadoras formais de idosos com Alzheimer

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Brena Maria Ribeiro Cirne
dc.date.accessioned 2024-12-18T13:31:14Z
dc.date.available 2024-12-18T13:31:14Z
dc.date.issued 2024-10-30
dc.identifier.other CDD 152.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33404
dc.description LIMA, Brena Maria Ribeiro Cirne. Intervenções psicoeducativas e socioemocionais com cuidadoras formais de idosos com Alzheimer. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Diante do crescente envelhecimento populacional, a demanda por assistência às pessoas idosas com doenças neurodegenerativas se destaca como uma questão prioritária. Nesse contexto, tem-se observado o aumento do número de cuidadores formais de idosos – pessoa que presta assistência regular e remunerada a indivíduos com uma ou mais deficiências e/ou limitações físicas e cognitivas. Os desafios decorrentes da expansão desse novo tipo de ocupação, tem chamado a atenção dos pesquisadores, uma vez que esses profissionais atuam no cuidado prolongado, o que funciona como um fator estressor crônico, capaz de gerar impactos negativos na saúde física e mental do cuidador além de impactar a qualidade do cuidado prestado à pessoa idosa. Esse contexto reflete a necessidade de adotar estratégias para contornar os impactos dessa realidade, justificando o desenvolvimento de intervenções que possam oferecer um espaço de atenção às demandas enfrentadas pelos cuidadores. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar o processo construção e realização de intervenções psicoeducativas e socioemocionais junto a um grupo de cuidadoras formais de idosos diagnosticados com a doença de Alzheimer. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com sete cuidadoras, com idades entre 22 e 38 anos (M = 29,71). A maioria (57,1%) era solteira e todas se autodeclararam pardas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário sociodemográfico e um diário de campo. Os dados sociodemográficos foram analisados por estatística descritiva, enquanto a análise qualitativa das intervenções foi discutida à luz da literatura pertinente. De modo geral, os resultados sugerem que o cuidado formal à pessoa idosa acometida pelo Alzheimer possui uma série de desafios, destacando-se a necessidade de desenvolver autocontrole e paciência para lidar com as demandas particulares dos idosos. Contudo, observou-se durante as intervenções que o afeto desenvolvido pelos idosos e o apoio mútuo entre as profissionais parecem funcionar como estratégias de coping frente aos desafios impostos pelo cuidado formal. Desse modo, nota-se a importância de investir em programas de intervenções psicoeducativas e socioemocionais que contribuam para o bem-estar das cuidadoras, o que, em última análise, beneficia as trabalhadoras, aos usuários dos serviços e à instituição que as emprega. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dra. Viviane Alves dos Santos Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cuidadoras formais - idoso pt_BR
dc.subject Idosos pt_BR
dc.subject Intervenções - Alzheimer pt_BR
dc.subject Doenças neurodegenerativas pt_BR
dc.subject Alzheimer pt_BR
dc.title Intervenções psicoeducativas e socioemocionais com cuidadoras formais de idosos com Alzheimer pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta