UEPB - Repositório Digital

Um relato de experiência vivenciado a partir do PIBID: o uso do bitmoji nas aulas de língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brandão, Mailson de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-12-22T12:27:44Z
dc.date.available 2024-12-22T12:27:44Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33446
dc.description BRANDÃO,Mailson de Oliveira. Um relato de experiência vivenciado a partir do PIBID: o uso do bitmoji nas aulas de língua inglesa. 2024. 55f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Durante a formação docente é essencial validar e aplicar os conhecimentos obtidos durante o processo formativo. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona experiências práticas para os futuros docentes, fortalecendo a relação entre ensino, teoria e prática. Inserido nesse contexto, destaca-se a integração das ferramentas tecnológicas digitais para o ensino de uma segunda língua, ao considerar a relevância de práticas pedagógicas integradas à realidade tecnológica atual. Dito isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar um relato de experiências vividas durante o PIBID do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus III. Especificamente, objetiva-se i) posicionar-se criticamente sobre os impactos das atividades no PIBID para a formação inicial do autor, ii) detalhar uma intervenção aplicada nas aulas de LI, para uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental, utilizando-se do recurso tecnológico: Bitmoji e iii) ressaltar a importância das ferramentas tecnológicas para o ensino da LI. Para tanto, nos embasamos em estudos como os de Moran (2013), Santos et al., (2013), Souza e Ferrão (2024), dentre outros estudiosos, além da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2017). No que tange à metodologia, este trabalho caracteriza-se como qualitativo e intervencionista do tipo relato de experiência, uma vez que, além de refletir sobre o ensino de inglês como língua franca (ILF), detalha-se, também, uma intervenção desenvolvida em aulas de LI. Nessa direção, consideramos que o PIBID desempenhou um papel crucial na formação do futuro educador, oferecendo a oportunidade de integrar teoria e prática em um ambiente real de sala de aula. Além disso, a intervenção aplicada, e detalhada neste estudo, foi bem recebida pelos estudantes, os quais demonstraram maior interesse e autonomia no aprendizado, o que reafirma o papel das tecnologias digitais em criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Mariane dos Santos Monteiro Duarte pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.title Um relato de experiência vivenciado a partir do PIBID: o uso do bitmoji nas aulas de língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta