dc.contributor.author |
Soares, Maria das Gracas Silva de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-22T12:37:03Z |
|
dc.date.available |
2024-12-22T12:37:03Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-12 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 839.81 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33447 |
|
dc.description |
SOARES, Maria das Graças Silva de Oliveira.A inserção de narrativas ativas no ensino fundamental: trabalhando a oralidade a partir de “O Soldadinho de Chumbo”, de Hans Cristian Andersen. 2024. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO
Tendo como foco o desenvolvimento da oralidade e das competências linguísticas no ensino fundamental, o presente artigo tem como objetivo geral discutir os resultados de um projeto de leitura realizado com alunos do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola particular da cidade de Guarabira/PB. O referido projeto teve como ponto de partida a utilização do método de narrativa ativa a partir da obra “O Soldadinho de Chumbo”, de Hans Christian Andersen. O principal intuito dessa intervenção foi enriquecer o aprendizado linguístico, promovendo não apenas a habilidade de decodificação e interpretação, mas também a participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de leitura. Além disso, visou o desenvolvimento da oralidade dos estudantes no sentido de aprimorar a capacidade de criticar e se posicionar diante de diferentes situações discursivas expostas ao longo do projeto. Para tanto, a metodologia adotada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa interpretativista e de cunho descritivo, pois além de relatar o passo a passo da intervenção pedagógica, que incluiu leitura compartilhada e dramatização da narrativa, discute e interpreta os resultados alcançados à luz do aporte teórico selecionado neste trabalho. Nesse viés, utilizamos os conceitos de desenvolvimento linguístico e comunicativo propos- tos por Vygotsky (2008), Bakhtin (2011), Antunes (2003), dentre outros, além dos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Os resultados da aplicação do método de narrativa ativa no ensino fundamental sinalizaram um desenvolvimento significativo da oralidade dos alunos, bem como no trabalho em equipe, evidenciando o potencial dessa metodologia para o aprimoramento das competências linguísticas de forma mais ampla e produtiva no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Oralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Linguístico |
pt_BR |
dc.title |
A inserção de narrativas ativas no ensino fundamental: trabalhando a oralidade a partir de "O Soldadinho de Chumbo", de Hans Cristian Andersen |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |