Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de discutir as práticas de imersão cultural no ensino de
espanhol mediante o uso de ferramentas de Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDICs) como recurso facilitador para esse contexto do ensino,
ressaltando a criação de aulas contextualizadas. É também objetivo deste trabalho
apresentar como as metodologias imersivas podem ajudar no ensino de espanhol a
partir de discussões, como o que é imersão e o que a difere de interculturalidade,
além de exemplificar algum dos modelos de imersão e suas especificidades no
ensino da língua espanhola, destacando as vantagens que oferecem além dos
desafios que trazem. Para a elaboração deste trabalho foi realizado uma
investigação bibliográfica sobre imersão e ferramentas (TDICs), a exemplos de
Medeiros e Weissheimer (2015), Schneider, Huanca (2020), Salles; Pallu e Lopes
(2017), Dantas (2015), Bezerra (2022), Silva (2013) e Amorim (2021), agregando
também relatos das experiências vivenciadas no Programa de Residência
Pedagógica com o uso das metodologias imersivas. Assim, o presente trabalho
confirma a viabilidade da criação de um ambiente de imersão na cultura hispânica
em sala de aula no ensino do espanhol.
Descrição:
LAURITZEN, Thiago Dantas. Aplicabilidade das metodologias imersivas no ensino do espanhol na residência pedagógica. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.