Resumo:
No nono ano do ensino fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), espera-se que os alunos sejam capazes de produzir textos coesos e coerentes, sustentados por uma compreensão sólida de conteúdos gramaticais. Essas competências abrangem a análise da frase, com foco em orações subordinadas, discurso direto e indireto, além do domínio de classes gramaticais, gramática, verbos e suas respectivas funções. Em sala de aula, os docentes frequentemente utilizam o livro didático como principal recurso para o ensino desses conteúdos. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções gramaticais presentes no livro didático "Se liga na língua", de Wilton Ormundo, voltado para o nono ano do ensino fundamental II. A pesquisa buscou compreender como o livro aborda e organiza os conteúdos gramaticais em consonância com a proposta da BNCC. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de base documental, com caráter exploratório, por meio da análise sistemática do conteúdo do livro. A fundamentação teórica da pesquisa apoia-se em estudos de autores como Vieira (2018), que explora demandas e propósitos das gramáticas brasileiras contemporâneas; Neto et al., (2021), que investigam o conhecimento docente sobre concepções linguísticas; e Travaglia (2005, 2012), que propõe uma abordagem interacional para o ensino de gramática. Adicionalmente, Possenti (1996) questiona a relevância do ensino de gramática nas escolas, enquanto Antunes (2003) destaca a importância da interação e do encontro como bases para o ensino de língua portuguesa. Os principais resultados indicam que o conteúdo do livro está estruturado de modo a promover o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC para o nono ano. Observou-se que os capítulos seguem uma organização que inicia com um gênero textual específico e, em seguida, explora elementos gramaticais relacionados a esse gênero. Essa estrutura possibilita que o livro didático atue como suporte ao professor, facilitando o direcionamento do aprendizado gramatical de forma integrada e alinhada às diretrizes curriculares nacionais.
Descrição:
SILVA, Ariana de Souza. O estudo de língua portuguesa em foco: uma análise das concepções gramaticais no livro didático para o ensino fundamental. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.