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As interações sociais permeiam muitas áreas e ocupam grande parte do tempo das pessoas. Dessa forma, adquirir habilidades que aprimorem a capacidade de relacionar- se bem, solucionar conflitos e comunicar- se de forma clara são fundamentais para o bem-estar individual e o avanço em muitos aspectos da vida. Tendo em vista que o ambiente familiar surge como o primeiro local para a formação de padrões de relacionamento e de desenvolvimento da competência social, o presente estudo trata sobre a influência dos estilos parentais, adotados por mães e pais, na promoção ou inibição das habilidades sociais, a fim de compreender as possíveis relações entre o desenvolvimento dessas habilidades e as práticas educativas escolhidas pelas famílias. Realizou-se, então, uma pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa sobre o tema e os principais conceitos relacionados a ele. As fontes de busca utilizadas foram as bases de dados BVSalud, Lilacs, PubMed e Scielo, sendo selecionados 15 artigos publicados a partir do ano de 1999 até o ano de 2023. Diante disso, verificou-se que praticas parentais negativas, como punições e negligencias, estão associadas a problemas de comportamento nas crianças. Em contrapartida, pais que promovem um ambiente de acolhimento, de comunicação assertiva e de limites realistas podem proporcionar ambiente mais protetivos contra impactos prejudiciais externos, que se estendem da infância até a vida adulta. O estudo contribui com a construção de uma base solida de prevenção, capacitando pais, cuidadores e profissionais para a promoção de ambientes educacionais mais saudáveis. |
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