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Durante a pandemia do Covid-19, com o processo de (re)adaptação as novas condições
educacionais, as metodologias ativas ganharam ainda mais espaço, surgindo como uma
alternativa complementar e facilitadora no ensino, possibilitando interação e protagonismo em
sala. As metodologias ativas têm se mostrado essenciais para engajar alunos e promover maior
autonomia na aprendizagem, especialmente após o período de ensino remoto, que exigiu novas
abordagens para a educação. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades e desafios
da Implementação de Metodologias ativas no ensino da Língua Inglesa no ensino pós-pandemia
do Covid 19, tomando como base o trabalho desenvolvido na Escola Cidadã Integral Dom
Marcelo Pinto Carvalheira, que oferta, dentre outros, o curso técnico em informática, cabendo
destacar as contribuições dos autores como Martins (2020), Prensky (2003) e Silva (2021) nesta
pesquisa. A metodologia aplicada inclui uma pesquisa bibliográfica, complementada por uma
abordagem quali-quantitativa. Foram aplicados questionários pelo Google Forms, envolvendo
41 alunos de 1ª a 3ª séries e o professor de inglês da escola. Os resultados apontaram que,
segundo os alunos e o professor, as metodologias ativas são eficazes para o aprendizado do
inglês, contribuindo para uma maior participação dos estudantes e tornando o aprendizado mais
dinâmico e próximo da realidade prática. Além disso, o estudo identificou a necessidade de
infraestrutura tecnológica e formação continuada dos docentes para uma implementação mais
eficiente dessas metodologias. Conclui-se que as metodologias ativas são promissoras para o
ensino de inglês no contexto técnico, sendo necessário investir em recursos e adaptações que
alinhem o conteúdo do idioma às necessidades profissionais dos alunos, especialmente aqueles
da área de informática. Recomenda-se, ainda, a realização de pesquisas futuras sobre o impacto
dessas metodologias em outros cursos técnicos e o desenvolvimento de habilidades
socioemocionais, de modo a ampliar as práticas pedagógicas no cenário educacional pós-pandêmico. |
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