Resumo:
Neste estudo, objetivamos apresentar uma proposta didática a partir da reflexão sobre os
multiletramentos no ensino, com foco no eixo da leitura, proposta particularmente voltada à
disciplina de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental. A fim de cumprirmos tal
objetivo, organizamos este artigo em três seções além da introdução e das considerações
finais. Na segunda seção, filiamo-nos à teoria da linguagem de Émile Benveniste, mais
particularmente às suas teorizações semiológica e enunciativa (Benveniste, 2005, 2006,
2014), bem como a estudos em aquisição de linguagem realizados a partir do pensamento
benvenistiano (Silva; Oliveira, 2023; Oliveira, 2022, 2024; Machado, 2013), com vistas a
debatermos sobre a relação entre o verbal e o não verbal na aquisição/aprendizagem de uma
segunda língua. Na terceira seção, dialogamos com referenciais da educação linguística e
literária ao abordarmos os conceitos de letramento (Soares, 2009), multiletramentos (Rojo,
2012) e letramento literário (Cosson, 2009). Na quarta seção, apresentamos uma proposta
didática voltada à disciplina de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental e
centrada no gênero textual graphic novel, mais precisamente em uma HQ produzida em inglês
e intitulada Nimona, obra de Nate Diana Stevenson. Em termos de desdobramentos,
vislumbramos horizontes pedagógicos e horizontes acadêmicos, os quais se nos descortinam
no ponto de chegada desta pesquisa. Quanto aos horizontes pedagógicos, projetamos a
possibilidade de uma sequência básica que, diferentemente daquela aqui proposta (voltada à
prática de leitura/reading), seja direcionada à prática de escrita/writing em língua inglesa.
Quanto aos horizontes acadêmicos, projetamos a possibilidade de um estudo que analise
produções enunciativas de locutores-alunos em inglês como segunda língua à luz dos estudos
aquisicionais de orientação benvenistiana.
Descrição:
CHAVES, Lívia Thaynara Macena. A leitura em língua inglesa e o texto literário multissemiótico: uma proposta didática sob as lentes da semiologia e dos multiletramentos. 2024 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em aquisição da linguagem oral e escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.