Resumo:
Este trabalho é resultado de uma atividade de pesquisa qualitativa desenvolvida no
Estágio Supervisionado IV em 2023. Neste trabalho, a pesquisa se desenvolve em
torno da questão: A união de Métodos Tradicionais com Metodologias Ativas é eficaz
no processo de ensino e aprendizagem de ELE?, para tanto, a fim de responder a
essa questão, realizamos um estudo no qual buscamos como objetivo geral, por
meio de observações e coleta de dados, avaliar o uso e aplicação do ABJ em aulas
de ELE, e como objetivos específicos: a) Discutir o uso de a ABJ como ferramenta
ativa de ensino; b) Demonstrar a sua utilização nas aulas ELE; e c) Testar a
utilização do ABJ aliada com os métodos de Gramática-Tradução e o Método
Audiolingual, com alunos do 2º ano (Ciclo V A) e alunos do 3º ano (Ciclo VI A) da
EEEF Miguel Santa Cruz. Após a pesquisa realizada, chegamos a conclusão de que
a utilização de tais métodos tradicionais aliados a ABJ é uma boa estratégia de
ensino e aprendizagem que pode ser adotada nas aulas ELE, de modo que, os
mesmos complementam e suprem as lacunas um do outro. Para a realização da
pesquisa foram analisadas as aulas ministradas no Estágio Supervisionado IV e
dados coletados por meio da aplicação de questionário.
Descrição:
ROMÃO, E. S. A. Metodologías activas: la enseñaza de lengua española y el aprendizaje basado en juegos (ABJ). 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.