Resumo:
Ao longo dos anos, a crescente importância do ensino de Língua Espanhola na educação básica tem sido evidente. Nesse contexto, o ensino de língua espanhola passou por transformações notáveis, especialmente no que diz respeito à eficácia do uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, respaldado por pesquisas recentes e avanços tecnológicos. Este trabalho propõe uma análise bibliográfica centrada na ideia de que o emprego de abordagens lúdicas pode facilitar o ensino de Língua Espanhola. Como aporte teórico, recorremos a autores renomados, como Freire (2006), Miranda (2016) e Moreira (2020), que serão essenciais para a compreensão dos aspectos lúdicos e dos processos de ensino e aprendizagem, delineados nas seções subsequentes. Destaca-se a relevância deste estudo na necessidade de refletir sobre práticas pedagógicas eficazes no ensino de uma nova língua, enfatizando a importância de métodos baseados em abordagens lúdicas para otimizar o ensino. Assim, este trabalho visa não apenas analisar, mas também reconhecer a ludicidade como um elemento fundamental no processo de ensino de língua espanhola. Por fim, sublinha-se a importância de compreender a ludicidade como um fator robusto no ensino de língua espanhola, evidenciando como o componente lúdico pode impulsionar uma aprendizagem significativa e afetiva, fundamentais para o sucesso do processo educacional.
Descrição:
SILVA, Andreza Lopes. O componente lúdico no processo de ensino de língua espanhola caminhos para uma aprendizagem significativa. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras
Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.