Resumo:
O debate acadêmico sobre práticas relacionadas à educação inclusiva e às pessoas com
deficiências tem se intensificado nos últimos tempos, sendo esta inclusão garantida através da
participação de diversos atores da comunidade escolar. Desse modo, dialogar sobre o papel do
psicólogo fornece a base para o presente artigo, uma vez que a atuação deste profissional no
campo escolar tem ampliado e se tornado relevante. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi
analisar o papel ativo da psicologia como um meio de suporte na promoção da educação
inclusiva. E como objetivos específicos: a) refletir sobre os desafios do psicólogo escolar; b)
verificar o papel do psicólogo escolar para a inclusão de alunos público-alvo da Educação
Especial; c) abordar a importância do psicólogo na quebra dos estigmas e inclusão. Para tal,
realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos de alguns autores como
Martinez (2005), Vygotsky (2005; 2011), Cassins (2007), entre outros, utilizando-se
referências sobre psicologia escolar e documentos legais que estimularam a construção de
políticas públicas. Foram feitas pesquisas através de plataformas online, utilizando como
critério de inclusão, publicações que discutem a prática da psicologia escolar em ambientes
educacionais inclusivos. É perceptível, através dos dados analisados, que o trabalho da
psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico e,
quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial
na preparação dos profissionais envolvidos, apoio familiar e suporte à comunidade discente,
buscando quebrar preconceitos e estigmas, estimulando a participação de toda comunidade
escolar. Diante da pesquisa realizada, considera-se a importância do profissional em foco, mas
aponta-se a escassez de relatos sobre este papel, tendo o psicólogo ainda o desafio de
modificar a visão do seu campo de atuação, voltado para questões relativas ao indivíduo, e
buscando uma atuação mais ampliada em que possa estimular a percepção da comunidade
escolar do seu papel em diversas atividades, e mais especificamente, no da inclusão da pessoa com deficiência.
Descrição:
LIMA, Daniele da Silva. A atuação da psicologia na educação inclusiva. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. [Artigo].