dc.contributor.author |
Ferreira, Maria Aparecida Nunes |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-09T12:26:43Z |
|
dc.date.available |
2025-01-09T12:26:43Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.656 1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33489 |
|
dc.description |
FERREIRA, Maria Aparecida Nunes. Los recursos lúdicos como componentes de motivación para los alumnos en el aprendizaje de español como lengua extranjera. 2024. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O uso dos recursos lúdicos como ferramenta pedagógica, possibilita ao professor criar formas de transmitir o conhecimento de uma forma mais didática e interativa. Esta abordagem é especialmente útil para promover uma participação ativa e espontânea dos alunos nas aulas de espanhol como língua estrangeira. A escolha deste tema surge da oportunidade de discutir estratégias pedagógicas que possibilitem ao professor transmitir os conteúdos de uma forma mais didática e interativa. A abordagem lúdica promove a participação ativa e espontânea dos alunos, nas aulas de espanhol como língua estrangeira, onde frequentemente há o problema da falta de motivação dos alunos e também, o pouco tempo disponível para as aulas semanais (no contexto desta investigação, foram apenas 45 minutos por semana). Assim, o uso de atividades lúdicas pode proporcionar aulas mais produtivas e dinâmicas, despertando o interesse dos alunos e favorecendo também seu desenvolvimento linguístico do aprendizado do espanhol como língua estrangeira. Esta pesquisa é um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, realizado durante as aulas de espanhol no Programa de Residência Pedagógica. Com o objetivo de analisar, a partir de observações em aulas dadas para grupos de alunos de 6 °C e 7 °C do Ensino Fundamental, a eficácia do uso de atividades lúdicas nas aulas de espanhol. Também são examinadas possíveis distâncias entre o que foi planejado no plano de aula e a prática real, bem como a aceitação dos alunos frente às dinâmicas lúdicas, com o objetivo de avaliar se a ludicidade se mostra uma estratégia pedagógica eficaz na prática. Os resultados das observações demonstram que o uso da ludicidade contribui para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa entre os alunos, explorando também o uso de jogos como ferramentas didáticas/pedagógicas eficazes nas aulas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa Ma Maria da Conceição Almeida Teixeira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Los recursos lúdicos como componentes de motivación para los alumnos en el aprendizaje de español como lengua extranjera |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |