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Este trabalho realiza uma análise dos dados relacionados à participação dos discentes no curso de Ciência da Computação – Campus I na Universidade Estadual da Paraíba com o intuito de investigar de forma quantitativa e exploratória o ingresso dos alunos ao longo de 20 anos de existência do curso. O objetivo deste estudo é analisar e discutir com relação ao gênero dos discentes, aspectos relacionados à procura pelo curso, impacto na escolha do curso com a mudança das modalidades de licenciatura para bacharelado, tempo para conclusão e evasão. Foram analisados dados coletados no registro acadêmico dos alunos, bem como dados relacionados às provas do ENADE realizadas nos anos de 2011, 2014, 2017 e 2021. As análises
estatísticas foram realizadas através da biblioteca Pandas usando a linguagem de programação Python. De acordo com os resultados alcançados, durante os 20 anos de existência do curso, obteve-se uma média de 17% de entrada feminina e 83% de entrada masculina, o que corroborou resultados presentes na literatura. Os impactos observados na mudança de modalidade do curso foram em relação ao tempo para sua conclusão, que teve um aumento de 5 para 6 anos, mas sendo justificável pelas diferenças que cada modalidade possui e não apresentando diferença em relação ao gênero. Ademais, notou-se que é preocupante a grande quantidade de alunos que não conseguem concluir a graduação com média de 81,45%, pois, independente de gênero, tem-se mais alunos evadidos. |
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