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O solo é um recurso natural essencial para o equilíbrio do ecossistema terrestre, para
o desenvolvimento e para sobrevivência dos seres vivos, que dele dependem para
sua existência, sendo também o meio onde ocorrem a grande maioria dos processos
vitais dos organismos. Para garantir a manutenção da vida, é fundamental o
conhecimento e o manejo adequado do solo. Contudo, a Educação Ambiental (EA) e
o ensino sobre solos na educação básica são, muitas vezes, escassos e carentes de
uma metodologia ativa e didática. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar,
de forma geral, o panorama da educação ambiental e do solo em escolas de ensino
médio nas cidades de Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos, localizadas no sertão
da Paraíba. Para isso, utilizou-se a seguinte metodologia: revisão bibliográfica,
aplicação do questionário 1, elaboração e montagem de materiais didáticos, aplicação
desses materiais em aula, avaliações, aplicação do questionário 2, análise e
interpretação dos resultados. Inicialmente, os alunos das três escolas demonstraram
certo receio e timidez em relação às aulas, o que parecia indicar que o tema era algo
novo e pouco familiar para eles. A partir das repostas coletadas nas três escolas,
pode-se observar que, de fato, os materiais didáticos trouxeram algo diferente aos
alunos que estudaram sobre o solo. Esses materiais tornaram as aulas dinâmicas,
facilitando a compreensão dos alunos acerca dos temas abordados, evidenciando a
importância da utilização de materiais didáticos nas aulas, de forma geral. Na
abordagem do conteúdo sobre solos, esses materiais foram extremamente
importantes, uma vez que proporcionaram uma nova forma de aprendizado aos
alunos, que mantiveram a atenção voltada para a exposição do tema trabalhado,
sendo um ponto positivo a ser considerado para a sua utilização nas aulas. |
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