UEPB - Repositório Digital

Educação ambiental: a influência de recursos didáticos no ensino sobre solos no ensino básico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, José Carlos
dc.date.accessioned 2025-01-20T10:23:30Z
dc.date.available 2025-01-20T10:23:30Z
dc.date.issued 2024-12-20
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33498
dc.description FERREIRA, J. C. Educação ambiental: a influência de materiais didáticos para a educação em solos na educação básica. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O solo é um recurso natural essencial para o equilíbrio do ecossistema terrestre, para o desenvolvimento e para sobrevivência dos seres vivos, que dele dependem para sua existência, sendo também o meio onde ocorrem a grande maioria dos processos vitais dos organismos. Para garantir a manutenção da vida, é fundamental o conhecimento e o manejo adequado do solo. Contudo, a Educação Ambiental (EA) e o ensino sobre solos na educação básica são, muitas vezes, escassos e carentes de uma metodologia ativa e didática. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar, de forma geral, o panorama da educação ambiental e do solo em escolas de ensino médio nas cidades de Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos, localizadas no sertão da Paraíba. Para isso, utilizou-se a seguinte metodologia: revisão bibliográfica, aplicação do questionário 1, elaboração e montagem de materiais didáticos, aplicação desses materiais em aula, avaliações, aplicação do questionário 2, análise e interpretação dos resultados. Inicialmente, os alunos das três escolas demonstraram certo receio e timidez em relação às aulas, o que parecia indicar que o tema era algo novo e pouco familiar para eles. A partir das repostas coletadas nas três escolas, pode-se observar que, de fato, os materiais didáticos trouxeram algo diferente aos alunos que estudaram sobre o solo. Esses materiais tornaram as aulas dinâmicas, facilitando a compreensão dos alunos acerca dos temas abordados, evidenciando a importância da utilização de materiais didáticos nas aulas, de forma geral. Na abordagem do conteúdo sobre solos, esses materiais foram extremamente importantes, uma vez que proporcionaram uma nova forma de aprendizado aos alunos, que mantiveram a atenção voltada para a exposição do tema trabalhado, sendo um ponto positivo a ser considerado para a sua utilização nas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Evandro Franklin de Mesquita pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Solo pt_BR
dc.title Educação ambiental: a influência de recursos didáticos no ensino sobre solos no ensino básico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta