UEPB - Repositório Digital

Reflexões pós-pandemia: representações em textos de uma professora de língua inglesa do ensino básico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mayra Rodrigues da
dc.date.accessioned 2025-01-28T11:16:24Z
dc.date.available 2025-01-28T11:16:24Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33505
dc.description SILVA, Mayra Rodrigues da. Reflexões pós-pandemia: representações em textos de uma professora de língua inglesa do ensino básico. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A pandemia de COVID-19 provocou uma grande transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial (ERE) e, posteriormente, o retorno ao modelo presencial. O ERE foi apoiado por tecnologias que desempenharam um papel significativo no retorno das aulas presenciais, impactando profundamente a prática docente. Este estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas digitais que permaneceram na educação brasileira no período pós-pandêmico, avaliando seu impacto na prática da professora investigada. Para tanto, nos apoiamos nos aportes teóricos de Martini (2014), Nóvoa (2018), Moreira e Schlemmer (2020), Denardi, Marcos e Stankoski (2021), e Lima (2021) em relação ao ERE na pandemia. Sobre o ensino de língua inglesa no contexto pandêmico, nos embasamos em Lima (2021) e Silva (2023). Importante mencionar os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), como documento normativo para a análise das práticas pedagógicas nesse contexto. Por fim, em relação ao ensino de LI em um cenário pós-pandêmico, nos alinhamos às pesquisas de Silva (2023) e Freitas (2023). Foi realizada uma pesquisa qualitativa tendo como colaboradora uma professora de língua inglesa do ensino médio regular em uma escola estadual de Guarabira-PB. Para a geração de dados, utilizamos um questionário com 10 questões que abordavam aspectos pedagógicos, além de desafios tecnológicos e emocionais do período, aplicado via Google Forms. Os resultados apontam para os desafios em equilibrar as novas ferramentas tecnológicas com os métodos tradicionais que estruturavam sua prática docente antes do ERE, no contexto pós pandêmico investigado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Carolina Dias Da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pós-pandemia. pt_BR
dc.subject Práticas digitais pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.title Reflexões pós-pandemia: representações em textos de uma professora de língua inglesa do ensino básico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta