dc.contributor.author |
Cristovão, Arthur Lincoln da Paz |
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dc.date.accessioned |
2025-02-05T13:50:07Z |
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dc.date.available |
2025-02-05T13:50:07Z |
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dc.date.issued |
2024-10-31 |
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dc.identifier.other |
CDD 006.35 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33513 |
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dc.description |
CRISTOVÃO, Arthur Lincoln da Paz. Uso de técnicas de inteligência artificial para identificação de chamadas procedentes e improcedentes. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
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dc.description.abstract |
No setor de energia elétrica, a eficiência e a qualidade do atendimento ao cliente são fundamentais para o sucesso de uma concessionária desse ramo. A identificação da legitimidade das chamadas de serviço, separando entre chamadas improcedentes e procedentes, é um desafio recorrente para as empresas que fornecem esse serviço. Diante desse cenário, este trabalho propõe o uso da inteligência artificial para desenvolver um modelo de machine learning capaz de identificar a procedência das chamadas recebidas pelas centrais de atendimento ao cliente da concessionária de energia, visando reduzir os custos operacionais causados por deslocamentos improcedentes. O desenvolvimento do modelo de classificação de chamadas envolveu técnicas de pré-processamento, treinamento e avaliação dos modelos de aprendizado de máquina. Os resultados mostraram que o modelo WeightedEnsemble_L2 superou o desempenho de modelos base com a combinação de diversos algoritmos, fazendo a captura de padrões nos dados, reduzindo o overfitting e melhorando o desempenho do modelo para a previsão de novas chamadas. O modelo obteve uma acurácia de 89% e uma pontuação AUC de 0.855 para as chamadas improcedentes, indicando a alta capacidade de distinguir entre quais são as chamadas improcedentes e procedentes. A implementação deste modelo de aprendizado de máquina demonstrou ser uma solução viável para a aumentar a eficiência no atendimento aos clientes da empresa, reduzindo custos operacionais e melhorando a satisfação do cliente. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Kézia de Vasconcelos Oliveira Dantas |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Machine learning |
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dc.subject |
Classificação de chamadas |
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dc.subject |
Atendimento ao cliente |
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dc.subject |
Energia elétrica |
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dc.title |
Uso de técnicas de inteligência artificial para identificação de chamadas procedentes e improcedentes |
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dc.type |
Other |
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