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Uso de técnicas de inteligência artificial para identificação de chamadas procedentes e improcedentes

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dc.contributor.author Cristovão, Arthur Lincoln da Paz
dc.date.accessioned 2025-02-05T13:50:07Z
dc.date.available 2025-02-05T13:50:07Z
dc.date.issued 2024-10-31
dc.identifier.other CDD 006.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33513
dc.description CRISTOVÃO, Arthur Lincoln da Paz. Uso de técnicas de inteligência artificial para identificação de chamadas procedentes e improcedentes. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract No setor de energia elétrica, a eficiência e a qualidade do atendimento ao cliente são fundamentais para o sucesso de uma concessionária desse ramo. A identificação da legitimidade das chamadas de serviço, separando entre chamadas improcedentes e procedentes, é um desafio recorrente para as empresas que fornecem esse serviço. Diante desse cenário, este trabalho propõe o uso da inteligência artificial para desenvolver um modelo de machine learning capaz de identificar a procedência das chamadas recebidas pelas centrais de atendimento ao cliente da concessionária de energia, visando reduzir os custos operacionais causados por deslocamentos improcedentes. O desenvolvimento do modelo de classificação de chamadas envolveu técnicas de pré-processamento, treinamento e avaliação dos modelos de aprendizado de máquina. Os resultados mostraram que o modelo WeightedEnsemble_L2 superou o desempenho de modelos base com a combinação de diversos algoritmos, fazendo a captura de padrões nos dados, reduzindo o overfitting e melhorando o desempenho do modelo para a previsão de novas chamadas. O modelo obteve uma acurácia de 89% e uma pontuação AUC de 0.855 para as chamadas improcedentes, indicando a alta capacidade de distinguir entre quais são as chamadas improcedentes e procedentes. A implementação deste modelo de aprendizado de máquina demonstrou ser uma solução viável para a aumentar a eficiência no atendimento aos clientes da empresa, reduzindo custos operacionais e melhorando a satisfação do cliente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Kézia de Vasconcelos Oliveira Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Machine learning pt_BR
dc.subject Classificação de chamadas pt_BR
dc.subject Atendimento ao cliente pt_BR
dc.subject Energia elétrica pt_BR
dc.title Uso de técnicas de inteligência artificial para identificação de chamadas procedentes e improcedentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


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