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Este artigo tem por objetivo geral apresentar a abordagem do Interacionismo sociodiscursivo para a análise do agir de uma professora da língua inglesa. Para tanto, exporemos, primeiramente, a definição do que é o interacionismo sociodiscursivo dentro do quadro mais amplo do interacionismo social, apontando seus eixos de pesquisa, em seguida, o que é a Clínica da atividade, em especial, à luz dos conceitos oriundos das Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; FAITA, 2002; 2004). Adotamos a autoconfrontação simples, como uma das técnicas de se coletar dados para analisarmos o trabalho, dessa forma, constituindo nosso corpus, de investigação. Em seguida, apresentaremos o modelo de análise textual proposto por Bronckart (1999, 2004, 2006, 2008), dentro do quadro teórico-metodológico do Interacionismo sociodiscursivo para a análise de textos, abrangendo desde o contexto de produção textual até a análise de unidades linguísticas menores, visando mostrar a importância do agir docente, enquanto protagonista da sua própria ação. A pesquisa foi realiza com uma professora que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Antônio de Aquino, situada no município de Mulungu, no agreste da Paraíba. |
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