dc.contributor.author |
Lucena, Fabiana Santos de |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-14T16:11:12Z |
|
dc.date.available |
2025-02-14T16:11:12Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-29 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 374.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33588 |
|
dc.description |
LUCENA, Fabiana Santos de. Ser docente no ensino básico em tempos de educação
digital: é preciso transformar. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência
da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O universo digital vem transformando todas as esferas sociais, em um mundo no qual cada vez mais não se diferencia vida online e online, na constituição da vida onlife. Nesse contexto, encontra-se a educação e existe um processo social que direciona as escolas para esse universo onlife, inclusive com a promulgação de uma nova Lei no Brasil definindo a Educação conectada, de n. 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Esta é a temática deste trabalho, que tem o objetivo de analisar opiniões de docentes de várias escolas distribuídas pelo país sobre a inserção das tecnologias digitais na educação, a partir de suas vivências, pontuando processos formativos e a aplicação da referida Lei. Para tanto, foi realizada uma pesquisa primária, que se aproxima de um levantamento, quando foram enviados 40 links de questionários online para docentes, gestores e grupos online e foram devolvidos 23 respostas. Como resultados, verificou-se que a Lei ainda não está sendo aplicada efetivamente nas instituições de ensino e enfatizou-se a urgência da oferta de formação continuada para os profissionais, auxiliando-os na compreensão do universo digital em uma educação onlife. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Rosângela de Araújo Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação conectada |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Vida onlife |
pt_BR |
dc.title |
Ser docente no ensino básico em tempos de educação digital: é preciso transformar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |