Resumo:
Como afirmou Fazenda (1985) o ensino interdisciplinar é uma das possibilidades para proporcionar um ensino mais produtivo e, adequado às necessidades contemporâneas. A partir desse princípio, objetivou-se analisar e, intervir na realidade das práticas interdisciplinares nas escolas públicas do Brejo paraibano. A questão principal que norteou o presente estudo foi: Por que a prática interdisciplinar ainda não se efetivou na escola pública? Essa pesquisa de cunho quantitativo/qualitativo, com abordagem descritiva/interpretativista se deu em duas etapas: a análise das práticas, através de questionários com (10) professores (as) de Literatura, História e Geografia e, na segunda etapa aplicação de aulas interdisciplinares, ou seja, houve um redirecionamento das práticas no que diz respeito à interdisciplinaridade, nas escolas Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Margarida Dias, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Fernandes de Farias e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira. A pesquisa foi possível graças ao Projeto Programa de Iniciação Científica (PIBIC) UEPB/PIBIC AF-CNPQ, realizado nestas escolas. Como subsídio teórico, as contribuições de (FAZENDA, 1985), (JAPIASSÚ, 1992), (SANTOS, 2007) entre outros. Concluiu-se que na maioria das escolas as práticas interdisciplinares ou são incipientes ou inexistem, em virtude de vários fatores que vão desde a falta de incentivo, a falta de planejamento, o desconhecimento do professor em relação ao tema e principalmente pela ausência de subsídio teórico/metodológico para realizar tal prática na sala de aula.
Descrição:
PEREIRA, J. do. N. Práticas interdisciplinares na sala de aula: entre o Literário, o Histórico e o Geográfico nas Escolas Margarida Dias, Henrique Fernandes de Farias e Ivan Bichara Sobreira. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.