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As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) utilizam animais como mediadores, integrando
equipes multidisciplinares que incluem educadores, psicólogos e terapeutas. Essas
intervenções, subdivididas em Atividade Assistida por Animais (AAA), Terapia Assistida por
Animais (TAA) e Educação Assistida por Animais (EAA), têm objetivos que vão desde
entretenimento até a promoção do desenvolvimento cognitivo e social. Buscou-se responder
quais as contribuições das Intervenções Assistida por Animais (IAA) em ambiente educacional.
Estudos indicam que as IAA reduzem estresse, ansiedade e depressão, enquanto promovem
confiança, calma e motivação, efeitos explicados por teorias como biofilia e antropomorfismo.
No contexto educacional, a inclusão de animais pode melhorar o desempenho acadêmico,
emocional e social dos alunos, especialmente daqueles com necessidades especiais. Diante
desse contexto, o objetivo deste trabalho é realizar, através de uma revisão bibliográfica, um
levantamento sobre as IAA's que permitam fazer uma análise de suas influências na promoção
da aprendizagem em ambientes educacionais. Este estudo adota como fundamento teórico e
metodológico uma pesquisa de revisão bibliográfica. Foram selecionados 10 artigos para a
leitura completa do trabalho, a partir dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. A coleta
de artigos foi conduzida por meio das bases de dados Capes, Scielo e Scopus. A análise mostra
que a Educação Assistida por Animais (EAA) tem impacto positivo no desenvolvimento social,
emocional e cognitivo dos alunos, criando um ambiente educacional mais inclusivo e
estimulante. Embora eficaz, há uma escassez de estudos aprofundados sobre o tema, destacando
a necessidade de mais pesquisas que explorem as práticas pedagógicas e comprovem os
benefícios da EAA. Assim, é essencial promover investigações para ampliar o conhecimento
científico sobre essa abordagem. A Educação Assistida por Animais (EAA) tem mostrado
impactos positivos no desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos, reduzindo
estresse e promovendo bem-estar. Embora promissora, há necessidade de mais pesquisas
robustas e de longo prazo para validar os resultados observados. A personalização das
intervenções e uma compreensão mais profunda dos mecanismos da EAA são essenciais para
maximizar seus benefícios. |
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