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Discussões e perspectivas sobre letramento em meio às práticas educativas e ao ensino da língua materna nas séries iniciais (1º ao 3º ano)

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dc.contributor.author Bendito, Géssica Vicencia
dc.date.accessioned 2014-04-07T11:48:04Z
dc.date.available 2014-04-07T11:48:04Z
dc.date.issued 2014-04-07
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3361
dc.description BENDITO, G. V. Discussões e perspectivas sobre letramento em meio às práticas educativas e ao ensino da língua materna nas séries iniciais (1º ao 3º ano). 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho dedica-se a apontar as visões de educadores e o estudo feito por diversos autores acerca das implicações do Letramento como uma nova proposta para o ensino e aprendizagem voltados às habilidades de Leitura e Escrita. Para realizar este estudo, partimos do pressuposto de que Alfabetizar e Letrar, são práticas distintas, mas inseparáveis (cf. SOARES, 1998). Nesse sentido, apresentamos nesse trabalho alguns conceitos e reflexões para o ensino da Língua Materna e a contribuição do Letramento para às crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, damos destaque também aos gêneros textuais que trazem consigo um mundo plurissignificativo, que em meio ao contexto das crianças, trazem um estímulo maior à Leitura e a Escrita e proporcionam, mesmo àquelas que não decodificam convencionalmente os sinais gráficos, a possibilidade de serem letradas. Tendo como fundamentação teórica, um estudo histórico sobre o Ensino de Língua Materna e as visões de muitos autores sobre o Letramento, como Bagno, Stubs e Gagné (2002); Marcuschi (2001, 2002); Soares (1988, 1998, 1999, 2003, 2004); Possenti (2001); Nóvoa e Apple (1998); Lahire (1999); Kleimam (1995, 2005); Kramer (in ZACUR, 1999); Tfouni (1995); Freire (1993, 1999, 2002); Ribeiro (2003); Geraldi (1995); Matêncio e Macedo (2002); Cegalla (2005); Emília Ferreiro (2001, 2003), entre outros, analisamos os conceitos e distinções entre alfabetização e letramento e suas implicações ao longo dos anos. Além disso, apontamos um estudo de experiências, através de uma entrevista com professores das séries iniciais acerca das suas visões e de suas práticas pedagógicas no ensino de Língua, correlacionadas ao Letramento. Assim, concluímos que o ensino vem sendo atingido por mudanças significativas, onde nelas o Letramento é uma das práticas que mais gera resultados e que assim, torna-se possível alfabetizar e letrar nossos alunos ao mesmo tempo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Monica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ecrita pt_BR
dc.subject Língua materna pt_BR
dc.title Discussões e perspectivas sobre letramento em meio às práticas educativas e ao ensino da língua materna nas séries iniciais (1º ao 3º ano) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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