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O presente trabalho dedica-se a apontar as visões de educadores e o estudo feito por diversos
autores acerca das implicações do Letramento como uma nova proposta para o ensino e
aprendizagem voltados às habilidades de Leitura e Escrita. Para realizar este estudo, partimos
do pressuposto de que Alfabetizar e Letrar, são práticas distintas, mas inseparáveis (cf.
SOARES, 1998). Nesse sentido, apresentamos nesse trabalho alguns conceitos e reflexões
para o ensino da Língua Materna e a contribuição do Letramento para às crianças nas séries
iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, damos destaque também aos gêneros textuais que
trazem consigo um mundo plurissignificativo, que em meio ao contexto das crianças, trazem
um estímulo maior à Leitura e a Escrita e proporcionam, mesmo àquelas que não decodificam
convencionalmente os sinais gráficos, a possibilidade de serem letradas. Tendo como
fundamentação teórica, um estudo histórico sobre o Ensino de Língua Materna e as visões de
muitos autores sobre o Letramento, como Bagno, Stubs e Gagné (2002); Marcuschi (2001,
2002); Soares (1988, 1998, 1999, 2003, 2004); Possenti (2001); Nóvoa e Apple (1998);
Lahire (1999); Kleimam (1995, 2005); Kramer (in ZACUR, 1999); Tfouni (1995); Freire
(1993, 1999, 2002); Ribeiro (2003); Geraldi (1995); Matêncio e Macedo (2002); Cegalla
(2005); Emília Ferreiro (2001, 2003), entre outros, analisamos os conceitos e distinções entre
alfabetização e letramento e suas implicações ao longo dos anos. Além disso, apontamos um
estudo de experiências, através de uma entrevista com professores das séries iniciais acerca
das suas visões e de suas práticas pedagógicas no ensino de Língua, correlacionadas ao
Letramento. Assim, concluímos que o ensino vem sendo atingido por mudanças
significativas, onde nelas o Letramento é uma das práticas que mais gera resultados e que
assim, torna-se possível alfabetizar e letrar nossos alunos ao mesmo tempo. |
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