Resumo:
Consciente da fragmentação do ensino e, da necessidade de contribuir com propostas que inter-relacionem os
saberes – objetivamos apresentar e discutir uma proposta de leitura interdisciplinar, envolvendo Literatura,
História e Geografia – a partir do romance Boca do Inferno. A proposta citada foi desenvolvida em 2011, no
PROINCI/UEPB. Tratou-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa e contou com as contribuições de
Japiassu (1976), Fazenda (2005), Santos (2007), Lins (2006), Dimas (1994), Tuan (1982), Lemaire (2000) e
outros. Concluiu-se que a inter-relação entre disciplinas que possuem objetos comuns pode facilitar o
ensino-aprendizagem, pois elas ampliam as possibilidades de leitura desses objetos, a partir de olhares
diferenciados. A inter-relação entre as disciplinas literatura, história e geografia é apenas uma dessas
possibilidades de leitura mais ampla dos conteúdos, nas escolas básicas.
Palavras-chave: interdisciplinaridade. Literatura. História. Geografia
Descrição:
SILVA, M. T. O. e. Uma leitura interdisciplinar do romance Boca do inferno, de Ana Miranda: diálogos entre literatura, história e geografia. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.