Resumo:
A aprendizagem significativa destaca a importância da ancoragem de novos conhecimentos aos
preexistentes na estrutura cognitiva do estudante. Existem estratégias e recursos didáticos que
podem facilitar a aprendizagem significativa. Uma dessas ferramentas é o mapa conceitual. Os
mapas conceituais podem auxiliar os professores de diferentes níveis de ensino a definir com
mais clareza os conteúdos e as relações entre eles que devem ser trabalhados durante o período
de aprendizagem, a fim de discernir o que é essencial e o que é secundário. O objetivo deste
estudo foi desenvolver uma estratégia metodológica para análise de mapas conceituais que
possa ser aplicada na formação de professores da Educação Básica. Trata-se de um estudo
exploratório de abordagem qualiquantitativa. Em uma sequência didática sobre Genética
aplicada em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, foram
elaborados 54 mapas conceituais por uma turma de 13 estudantes. Além dos mapas conceituais,
os estudantes realizaram dez atividades do tipo quizzes e avaliações somativas e processuais. A
estratégia utilizada para análise dos mapas conceituais, proposta neste trabalho, consistiu na
classificação das relações entre os conceitos do mapa conceitual a partir de uma escala tipo
Likert de zero até cinco pontos; com uso de indicadores de aprendizagem, como o número de
conceitos citados, a proporção de conceitos e o índice de precisão conceitual. Foi realizada
análise estatística descritiva e inferencial, com uso da estratégia de bootstrap e testes nãoparamétricos (Teste de Mann-Whitney). No total, foram utilizados 111 conceitos diferentes nos
54 mapas conceituais analisados. Entre as 761 citações feitas pelos estudantes, 390 foram
consideradas adequadas, resultando em uma média de índice de precisão conceitual de 53%.
Houve uma evolução da precisão conceitual do primeiro mapa produzido pelos estudantes
(38,74%) para o sexto mapa (71,05%), evidenciando que a elaboração de mapa pode ser
compreendida como uma habilidade a ser desenvolvida durante o período de aprendizagem. O
número de produções elaboradas pelos estudantes variou de apenas 1 até 6 mapas. A frequência
de conceitos citados pelos estudantes variou de 9 até no máximo de 17 conceitos por mapa;
sendo que o índice de precisão conceitual variou de 9,09% até no máximo de 68,18% mostrando
uma variabilidade expressiva entre os estudantes. Os estudantes que tinham melhores índices
de precisão conceitual também tinham melhor desempenho nas atividades acadêmicas. O
presente trabalho ofereceu uma metodologia prática para diagnosticar o entendimento e
dificuldade dos estudantes através dos mapas conceituais, sendo possível aplicá-la em cursos
de formação de professores e na Educação Básica.
Descrição:
SILVA, T. A. Ensino de genética: desenvolvimento de estratégia metodológica para análise de mapas conceituais. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.