UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência sobre as aprendizagens possíveis ao longo do processo de validação de uma sequência didática sobre cadeia alimentar apoiada no Modelo de Reconstrução Educacional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Epaminondas, Yuri Gabriel Paulo
dc.date.accessioned 2025-03-06T19:13:44Z
dc.date.available 2025-03-06T19:13:44Z
dc.date.issued 2024-06-28
dc.identifier.other CDD 570
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33665
dc.description EPAMINONDAS, Yuri Gabriel Paulo. Relato de experiência sobre as aprendizagens possíveis ao longo do processo de validação de uma sequência didática sobre cadeia alimentar apoiada no modelo de reconstrução educacional. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho descreve as aprendizagens possíveis a partir da validação de uma Sequência Didática (SD) sobre Cadeia Alimentar. Para tal usamos como pressuposto a ideia de que a utilização de SDs no Ensino de Biologia favorece a aprendizagem do professor implementador sobre aspectos de sua profissão e dos estudantes sobre conteúdos científicos. Sendo assim, trata-se de um relato de experiência, elaborado sob influência das narrativas autobiográficas. Sendo assim, foram narrados três momentos da minha vivência no processo de validação de uma SD construída com base no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE): (1) reuniões de orientação para análise e aprimoramentos da primeira versão da SD sobre cadeia alimentar; (2) Implementação da sequência didática em um contexto real de ensino; (3) Reuniões de orientação, pós implementação, para sugestão de aprimoramentos da segunda versão da SD sobre cadeia alimentar. A análise desses momentos elucidaram aprendizagens importantes que eu tive ao longo da experiência relatada, aprendizagens relacionadas a: (1) compreensão teórica do MRE; (2) aspectos da profissão docente como o planejamento, o papel do professor e das perspectivas dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem; (3) ampliação do repertório de compreensão dos estudantes envolvidos sobre cadeia alimentar e (4) importância e desenvolvimento dos processos de validação. Com isso, foi possível observar que, de fato, a utilização de SD como instrumento de ensino e de pesquisa possibilita aprendizagens relativas à formação docente e ao conteúdo científico contemplado na SD. pt_BR
dc.description.sponsorship Professora: Dra. Michelle Garcia da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject ensino pt_BR
dc.subject aprendizagem pt_BR
dc.subject professor pt_BR
dc.title Relato de experiência sobre as aprendizagens possíveis ao longo do processo de validação de uma sequência didática sobre cadeia alimentar apoiada no Modelo de Reconstrução Educacional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta