UEPB - Repositório Digital

Práticas de oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa: reflexões a partir do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Francisco, Maria Lidiane Cardoso
dc.date.accessioned 2014-04-07T11:49:15Z
dc.date.available 2014-04-07T11:49:15Z
dc.date.issued 2014-04-07
dc.identifier.other CDD 372.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3366
dc.description FRANCISCO, M. L. C. Práticas de oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa: reflexões a partir do estágio supervisionado. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado de Práticas de oralidade escrita no ensino de língua portuguesa: reflexões a partir do estágio supervisionado - EJA/MÉDIO, buscou discutir a importância que procedimentos discursivos de oralidade e escrita podem desempenhar nas atividades de ensino e aprendizado da Língua Portuguesa. E, ainda, apresentou as relações que se estabeleceram entre as duas modalidades em questão (oral e escrito), levando o aluno a compreender que o uso da língua é legitimado de acordo com as intenções, interlocutores envolvidos e aos contextos em que são enunciados. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica amparada por elementos da observação da prática docente de língua portuguesa e surgiu a partir da minha experiência do estágio supervisionado na escola básica. Como suporte teórico algumas contribuições de Irandé (2003), PCN (1998),Geraldi (2006), Marcuschi (2000) entre outros. Conclui-se que estratégias de ensino tradicionais, ainda presentes nas escolas, atribuem maior valor ao texto escrito, ignorando o fato de que, a fala e a escrita apresentam os mesmos traços, porém, a diferença entre às mesmas, ocorrem precisamente na perspectiva do uso. As escolas ainda se ressentem de estratégias voltadas para a oralidade, sendo necessário instrumentalizar os professores para que não se crie um fosso entre a língua oral e a língua escrita. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas de oralidade pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Práticas de escrita pt_BR
dc.title Práticas de oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa: reflexões a partir do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta