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A resistência à presença das mulheres na Ciência e Tecnologia: uma análise psicopolítica

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dc.contributor.author Guedes, Raquel da Silva
dc.date.accessioned 2025-03-10T19:21:28Z
dc.date.available 2025-03-10T19:21:28Z
dc.date.issued 2024-10-30
dc.identifier.other CDD 362.83
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33671
dc.description GUEDES, Raquel da Silva. A resistência à presença das mulheres na Ciência e Tecnologia: uma análise psicopolítica. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract As representações dos lugares sociais são reflexos de construções políticas e sociais que se solidificaram ao longo dos séculos. Nesse sentido, o campo da Ciência e Tecnologia (C&T) ficou culturalmente demarcada como um espaço masculino, o que tem gerado a limitada participação feminina no setor mediante situações de preconceito, violência e adoecimento. Esse cenário vem se modificando devido ao entendimento político e social que culminam em ações coletivas em prol de mudanças, igualdade de oportunidades e respeito por parte dessas mulheres. À vista disso, esse trabalho propõe-se a analisar, sob à luz da Psicologia Política, um acontecimento de repercussão na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, que reverberou machismo e misoginia para com as mulheres atuantes na C&T. O objetivo é analisar como se deu a organização de uma ação coletiva de um grupo de mulheres estudantes da C&T frente ao acontecimento, dando enfoque aos elementos contextuais da ação, aos processos psicossociais e afetivos implicados na constituição de uma identidade coletiva e as diferentes formas de participação política. Para isso, foi realizada um estudo documental qualitativo e de caráter exploratório. O material utilizado foram duas publicações em redes sociais, duas cartas de repúdio, uma emitida por um grupo discente e outra nos canais da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, duas notícias veiculadas em portais jornalísticos sobre o acontecimento e a nota emitida pela reitoria da universidade. Esses materiais foram analisados por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. A partir de tal análise, observou-se que o comentário misógino foi propiciado por um contexto político e social conservador que fortaleceu as discussões sobre gênero e que levou a organização de uma ação coletiva democrática e não convencional através do desenvolvimento de uma identidade política que foi fortalecida por sentimentos de injustiça e indignação, reverberando uma modalidade de ação coletiva que se deu pela internet, veículo que impulsionou a ação para além dos muros da universidade, chegando à população que cobrou uma atitude institucional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa Dra Viviane Alves dos Santos Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mulher na ciência pt_BR
dc.subject Ciência e Tecnologia pt_BR
dc.subject Psicologia Política pt_BR
dc.subject Ação coletiva pt_BR
dc.subject Redes Sociais pt_BR
dc.title A resistência à presença das mulheres na Ciência e Tecnologia: uma análise psicopolítica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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