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Esta pesquisa trata da temática da Ética Profissional como componente curricular nos
Cursos de formação profissional. O objetivo foi investigar se existe ou inexiste o
componente curricular Ética Profissional nos Projetos Pedagógicos Curriculares
(PPCs) dos Cursos de Graduação, envolvendo as Licenciaturas, Bacharelados e
Cursos Técnicos ofertados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I –
Campina Grande, Paraíba. Esse estudo é do tipo documental, com buscas ativas no
site da UEPB, objetivando identificar se o componente curricular Ética Profissional
está presente ou não no Plano De Integralização e Ementas dos PPCs dos Cursos de
Graduação e Técnicos, oferecidos como componente curricular obrigatório ou eletivo,
classificando os casos como existentes ou inexistentes. Com isso, os resultados
obtidos com esta pesquisa realizada nos 05 centros (CCBS, CCT, CEDUC, CCSA e
CCJ) localizados na UEPB Campus I, foram que, dos 29 Cursos de Graduação e 02
Cursos Técnicos, 19 apresentam a existência de um componente curricular referente
a Ética/Ética Profissional, e 12 não apresentam nenhum componente curricular com
essa temática, porém a estatística entre licenciaturas e bacharelados nos deixa um
alerta importante e que deve ser avaliado, visto que as licenciaturas não apresentam
um número satisfatório de oferta desse componente curricular. Por ser uma pesquisa
piloto, esse trabalho deixa margens para uma análise que deve ser ampliada para
todos os cursos dos demais Campi da UEPB, assim como comparar seus resultados
com análise dos PPCs de outras Instituições de Ensino Superior. |
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