Resumo:
O estágio supervisionado representa momento de grande contribuição para a formação de professores, inclusive de geografia. Trata-se do período em que os futuros docentes poderão se aproximar da realidade profissional e refletir sobre ela. Sendo assim, por sua relevância para a formação docente, o estágio supervisionado deve ser melhor entendido, estudado e reforçado com novos cronogramas de tempo e metodologias. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de regência vivenciadas em turmas do ensino fundamental anos finais e ensino médio obtidas, respectivamente, a partir da realização dos Estágios Supervisionados II e III ofertados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande/PB no ano de 2023. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, sendo desenvolvida a partir de elaboração de aporte teórico acerca dos temas inerentes à formação de professores e ao ensino de Geografia e da descrição de experiências vividas. Através dos períodos de regência foi possível ratificar a importância dos estágios concluindo, assim, que se trata de um momento ímpar para o docente em formação, apesar de alguns impasses e entraves encontrados, se caracterizando como um componente de vital importância na construção da prática de ensino no desenvolvimento profissional.
Descrição:
BARROS NETO, J. P. Vivências e experiências no estágio supervisionado em geografia: entre práticas e reflexões. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.