Resumo:
O contato das crianças no início do Ensino Fundamental com os livros estimulam nelas a
descoberta da linguagem e, consequentemente, a curiosidade pela leitura. O objetivo da
pesquisa é discutir, por meio de uma revisão bibliográfica, o impacto e as contribuições do
Cantinho da Leitura no desenvolvimento das habilidades de leitura entre alunos das séries
iniciais do Ensino Fundamental, destacando as práticas pedagógicas que promovem a
alfabetização, o letramento e o prazer pela leitura. De acordo com o relatório produzido pela
IEA (2022), para o Brasil destaca-se que os alunos apresentaram uma pontuação média de
419 pontos, abaixo da média internacional de 500. A partir desse quadro contextual, pode-se
explicitar que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs 1998), a leitura ocupa um lugar
de destaque, uma vez que ela é entendida como fundamental no processo de ensino e
aprendizagem. O Cantinho da Leitura desempenha um papel crucial no estímulo à leitura,
especialmente quando é utilizado para ensinar a língua portuguesa e literatura para alunos das
séries iniciais do Ensino Fundamental que apresentam as dificuldades descritas. A pesquisa
centra-se na análise de dois casos práticos, os quais apresentam registros de experiências
exitosas de letramento, publicados por Carneiro e Aquino (2015), “Correspondência: um
caminho para a prática de leitura literária em sala de aula”; e Silva e Alfaro (2022): ―O
meme como intertexto para a leitura literária‖. A troca de correspondências (cartas) é
destacada como estratégia para promover o intercâmbio de textos e ideias entre os estudantes.
O letramento literário amplia a educação literária para além do estudo mecânico dos textos.
Ao intercalar a leitura a aspectos lúdicos, constrói-se um ambiente em que os leitores se
sentem mais estimulados a explorar os textos de forma criativa, pois a ênfase está em
transformar a leitura em uma atividade que desperte o interesse intrínseco dos leitores, ou
seja, que eles leiam por diversão e pelo prazer de se envolverem com as histórias e os
personagens. Conclui-se que criação de um ambiente pedagógico como o mencionado reforça
a centralidade da competência leitora para a formação integral dos alunos, contribuindo para
superar as contundentes dificuldades de desenvolvimento na competência leitora.
Descrição:
SOUSA, Claudiana. O cantinho da leitura - uma revisão bibliográfica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.