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O presente Trabalho de Conclusão de Curso– TCC, resulta de uma pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo. Objetiva-se descrever os impactos produzidos pelo Novo Ensino Médio para seis (6) docentes, sendo três professores e três professoras, da disciplina de Sociologia e estudantes do 1°, 2° e 3° do Ensino Médio em um universo de seis (6) escolas públicas estaduais e setenta e um (71) estudantes da cidade de Campina Grande-PB, escolhidas a partir das unidades escolares pertencentes ao Programa de Residência Pedagógica (RP) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPB no período de 2022 a 2024. São elas: EEEFM Ademar Veloso da Silveira, EEEFM Reitor Edvaldo do Ó, ECI Professor Itan Pereira, ECIT Dr. Elpídio de Almeida, ECI Monte Carmelo e ECI Virgínius da Gama e Melo. Buscou-se com esta pesquisa examinar as percepções e vivências deles, professores e estudantes, em relação ao Novo Ensino Médio (NEM), bem como, refletir sobre a disciplina de Sociologia no contexto do NEM. Em interlocução com os Programas de Formação de Professores, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica– PIBIC/UEPB possibilitou a observação sistemática e participante dos cotidianos escolares. Para fins de coleta de dados, duas etapas foram sistematizadas: 1- a entrevista semiestruturada com professores(as) de Sociologia e 2- o questionário via Google Forms com estudantes das seis escolas. Sendo possível alcançar os objetivos propostos neste trabalho, proveniente da sistematização e interpretação dos dados obtidos das percepções docentes e estudantis. Conclui-se que o NEM vem reproduzindo e intensificando as desigualdades escolares, gerando impactos incisivos nas trajetórias e cotidianos, tanto escolares quanto docentes. |
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