UEPB - Repositório Digital

O novo ensino médio e o ensino de sociologia: das percepções docentes e estudantis aos impactos no cotidiano escolar de escolas públicas de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Samara Beatris da Costa
dc.date.accessioned 2025-04-01T14:57:38Z
dc.date.available 2025-04-01T14:57:38Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33739
dc.description SILVA, S. B. C. O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: das percepções docentes e estudantis aos impactos no cotidiano escolar de escolas públicas de Campina Grande-PB. 2024. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso– TCC, resulta de uma pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo. Objetiva-se descrever os impactos produzidos pelo Novo Ensino Médio para seis (6) docentes, sendo três professores e três professoras, da disciplina de Sociologia e estudantes do 1°, 2° e 3° do Ensino Médio em um universo de seis (6) escolas públicas estaduais e setenta e um (71) estudantes da cidade de Campina Grande-PB, escolhidas a partir das unidades escolares pertencentes ao Programa de Residência Pedagógica (RP) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPB no período de 2022 a 2024. São elas: EEEFM Ademar Veloso da Silveira, EEEFM Reitor Edvaldo do Ó, ECI Professor Itan Pereira, ECIT Dr. Elpídio de Almeida, ECI Monte Carmelo e ECI Virgínius da Gama e Melo. Buscou-se com esta pesquisa examinar as percepções e vivências deles, professores e estudantes, em relação ao Novo Ensino Médio (NEM), bem como, refletir sobre a disciplina de Sociologia no contexto do NEM. Em interlocução com os Programas de Formação de Professores, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica– PIBIC/UEPB possibilitou a observação sistemática e participante dos cotidianos escolares. Para fins de coleta de dados, duas etapas foram sistematizadas: 1- a entrevista semiestruturada com professores(as) de Sociologia e 2- o questionário via Google Forms com estudantes das seis escolas. Sendo possível alcançar os objetivos propostos neste trabalho, proveniente da sistematização e interpretação dos dados obtidos das percepções docentes e estudantis. Conclui-se que o NEM vem reproduzindo e intensificando as desigualdades escolares, gerando impactos incisivos nas trajetórias e cotidianos, tanto escolares quanto docentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Iolanda Barbosa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Desigualdades escolares pt_BR
dc.title O novo ensino médio e o ensino de sociologia: das percepções docentes e estudantis aos impactos no cotidiano escolar de escolas públicas de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta