Resumo:
O Teste Funcional de software é utilizado para verificar se o software em nível de usuário está operando de acordo com as especificações e se todos as entradas e saídas, estão funcionando corretamente.
Considerando que as soluções baseadas em software estão se tornando cada vez mais complexas, testá-las é uma atividade difícil, intrincada e demorada. Por essa razão, os testes muitas vezes são realizados de forma inadequada ou até mesmo ignorados pelos profissionais. A automação de testes torna-se imprescendível para essa situação e assim, tornar o ambiente de produção do sistema mais ágil e menos suscetível a erros. Este trabalho apresenta observações empíricas e os desafios enfrentados por uma equipe de testes que era nova nas práticas ágeis e na automação de testes, utilizando ferramentas de teste de código aberto integradas aplicadas no contexto do projeto Senior Saúde Móvel. Os resultados obtidos contribuiram para a criação de um ambiente de teste automatizado, permitindo assim a detecção de erros mais rápidos e com menos esforço dos desenvolvedores.
Descrição:
MARTINS, Henrique José dos Santos . Automatização de testes funcionais: um relato de experiência. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2025.