Resumo:
O bilinguismo refere-se à capacidade de um indivíduo de compreender e se comunicar em mais de uma língua. Em um mundo cada vez mais globalizado, essa habilidade tem se tornado extremamente comum, impulsionada não apenas pelo aumento da imigração, mas também pela crescente busca pela aprendizagem de uma segunda língua desde a infância. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo identificar as implicações do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo infantil, explorando os desafios e mitos associados a esse tema e investigando a sua relação com possíveis benefícios ou prejuízos para as crianças. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura que contemplou produções científicas publicadas na língua portuguesa e inglesa nos últimos cincos anos, tendo como base de dados o Google Acadêmico e o LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). A partir dos estudos analisados, foi possível observar que, embora os estudos atuais apresentem resultados divergentes em pesquisas que comparam bilingues e monolingues, o bilinguismo está longe de ser causador de prejuízo cognitivo na infância. A alfabetização simultânea bilíngue se mostrou ser uma tarefa possível para crianças, não proporcionando confusão mental. Além disso, é apontada uma preferência para que a aquisição de uma segunda língua ocorra na infância, uma vez que o processo é facilitado durante esse período. No entanto, identificou-se a necessidade de uma maior delimitação das amostras nos estudos, considerando que, devido à natureza dinâmica do bilinguismo, é necessário levar em consideração o contexto no qual essa habilidade se desenvolve, bem como fatores como o nível de proficiência dos indivíduos estudados.
Descrição:
OLIVEIRA, Virna Karoline Franco. Impactos do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo infantil. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.