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Atualmente, o Brasil tem passado por diversas mudanças em todas as esferas sociais com a explosão e disseminação em massa de informação e conhecimento através da internet. A quebra de fronteiras e barreiras de acesso as informações através do avanço tecnológico, determinou uma nova configuração para o mundo e neste, para as relações que se formou. Nossos alunos passaram a pensar de uma forma diferente, e, consequentemente, a aprender de forma diferente, fazendo com que o antigo modelo de ensino mecanizado, tradicional, sistemático e bancário não suprisse mais a demanda e não funcionasse mais como método de ensino nas escolas. Para isso, tornou-se necessário repensar a didática de ensino de modo que esta fosse permeada por aquilo que está tão presente na vida dos alunos quase como se fizesse parte de seus corpos físicos: a tecnologia. E é nesse ponto que a pesquisa em questão surge. Objetivando compreender como se dá a relação dos professores frente as possibilidades de inserção das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula como mecanismos de potencialização da relação ensino-aprendizagem através de uma contextualização histórica até os dias atuais, esta pesquisa se propõe a suprir este questionamento. Justificada pela urgente necessidade que se faz de repensar o modelo educacional atual, esta pesquisa compreende que as tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a educação. Ancorados por autores como Castells (1999), Cibotto (2012), Hoffmann (2000), Kenski (2003), Moran (2008), Prenski (2001) e Valente (2007), têm-se aqui o objetivo de analisar o cenário educacional atual do município de Alagoa Grande na Paraíba da rede de Ensino Fundamental I e sua relação para com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs). A estrutura deste trabalho está assim disposta: no primeiro capítulo, discutimos os paradoxos atuais da nossa sociedade, onde fala-se tanto de tecnologias em sala, inclusive por parte do governo, mas ainda há escolas sem ao menos energia elétrica. No segundo capítulo, abordamos os programas sociais que nos últimos trinta anos objetivaram implementar as TICs nas escolas. E, por fim, no terceiro capítulo, fazemos a análise e discussão da pesquisa de campo realizada. Para a realização desta pesquisa, utilizamos o modo de pesquisa bibliográfico documental que segundo Facin (2006) corresponde a todo o material impresso ou online referente a área em questão. Além disso, a pesquisa também se configura como exploratória, pois de acordo com Gerhardt e Silveira apud Gil (2009) esse mecanismo de pesquisa serve para compreender melhor o objeto de estudo da pesquisa e possibilitar uma análise mais eficaz dos resultados. Para a coleta desses dados foi utilizando o método de pesquisa survey que para Martins e Ferreira (2011) é um tipo de investigação quantitativa aplicada a grupos específicos. Como resultado, a pesquisa mostrou que as tecnologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos alunos, mas que para sua realização é preciso que o governo faça melhores investimentos e que os professores em sala busquem formação específica para lidar com essa nova realidade eminente. |
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