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Este estudo tem por objetivo geral compreender a percepção dos graduandos em
Letras Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI, sobre o
uso de ferramentas digitais na realização de trabalhos acadêmicos. Para tanto, foram
definidos dois objetivos específicos: (i) identificar as principais ferramentas digitais
utilizadas pelos estudantes e suas funcionalidades no desenvolvimento das atividades
acadêmicas; e (ii) investigar os desafios enfrentados e a importância do uso das
tecnologias em contexto universitário. Trata-se de uma pesquisa de campo, de
natureza qualitativa, cujos objetivos são de cunho exploratório. Para tanto, foi aplicado
um questionário via Google Forms, com 54 alunos concluintes da graduação em
Letras Português, que já completaram mais de 80% da carga horária do curso e que,
em 2024, participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Em seguida, após a geração dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo
(Bardin, 2020) para categorização, tratamento e análise dos dados. O referencial
teórico ancora-se nas reflexões sobre Letramento Digital e os usos de ferramentas
digitais e apoia-se em autores, tais como: Ribeiro (2009; 2014), Soares (2004), Rojo
(2009), Rojo e Moura (2012), Coscarelli e Ribeiro (2014), Zacharias (2016), dentre
outros estudiosos que abordam essa temática. Desse modo, a partir das análises
realizadas, os resultados revelaram que, de modo geral, a ferramenta mais utilizada
na universidade pelos alunos foram os processadores de textos (Google Docs,
Microsoft Word), com 53,3%. Já para elaboração de apresentações/seminários, a
preferência foi por plataformas intuitivas como o Canva, com 53,3% de adesão e o
PowerPoint com 30%, ficando, portanto, as apresentações do Google em última
posição com 16,7%. Além disso, percebeu-se que a percepção dos estudantes sobre
a leitura de textos acadêmicos fazendo uso de tecnologia se configurou como “neutra”
(33,3%) em sua maioria, o que espelha incertezas sobre os efeitos da qualidade da
leitura digital. Em relação aos desafios no uso das tecnologias ao longo do curso, os
discentes apontaram algumas dificuldades, a saber: a) no período da pandemia da
Covid-19; b) com a utilização de algumas ferramentas e plataformas; c) relacionadas
às normas de formatação de textos acadêmicos; d) falta de prática e recursos. Por
outro lado, acerca da importância das tecnologias, os estudantes destacaram: a) a
facilitação e a praticidade na interação e acesso à informação; b) o uso das
tecnologias como essencial para a realização de suas atividades; c) a necessidade de
atualização das tendências das novas ferramentas tecnológicas; e, por último, d) a
contribuição das tecnologias para a qualidade dos trabalhos acadêmicos e no
processo de ensino-aprendizagem. Esses resultados apontam para a relevância do
letramento digital entre os graduandos, evidenciando a necessidade de uma formação
acadêmica que inclua competências digitais no currículo e a oferta de oficinas que
tratem a respeito das tecnologias nas práticas de estudo e pesquisa em contexto
acadêmico. |
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