UEPB - Repositório Digital

O uso de ferramentas digitais em contexto acadêmico: um estudo da percepção dos graduandos em letras português

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves Júnior, José Josival da Silva
dc.date.accessioned 2025-05-15T13:13:23Z
dc.date.available 2025-05-15T13:13:23Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33803
dc.description ALVES JUNIOR, Jose Josival da Silva. O uso de ferramentas digitais em contexto acadêmico: um estudo da percepção dos graduandos em letras português. 2024. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem por objetivo geral compreender a percepção dos graduandos em Letras Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI, sobre o uso de ferramentas digitais na realização de trabalhos acadêmicos. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos: (i) identificar as principais ferramentas digitais utilizadas pelos estudantes e suas funcionalidades no desenvolvimento das atividades acadêmicas; e (ii) investigar os desafios enfrentados e a importância do uso das tecnologias em contexto universitário. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, cujos objetivos são de cunho exploratório. Para tanto, foi aplicado um questionário via Google Forms, com 54 alunos concluintes da graduação em Letras Português, que já completaram mais de 80% da carga horária do curso e que, em 2024, participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Em seguida, após a geração dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2020) para categorização, tratamento e análise dos dados. O referencial teórico ancora-se nas reflexões sobre Letramento Digital e os usos de ferramentas digitais e apoia-se em autores, tais como: Ribeiro (2009; 2014), Soares (2004), Rojo (2009), Rojo e Moura (2012), Coscarelli e Ribeiro (2014), Zacharias (2016), dentre outros estudiosos que abordam essa temática. Desse modo, a partir das análises realizadas, os resultados revelaram que, de modo geral, a ferramenta mais utilizada na universidade pelos alunos foram os processadores de textos (Google Docs, Microsoft Word), com 53,3%. Já para elaboração de apresentações/seminários, a preferência foi por plataformas intuitivas como o Canva, com 53,3% de adesão e o PowerPoint com 30%, ficando, portanto, as apresentações do Google em última posição com 16,7%. Além disso, percebeu-se que a percepção dos estudantes sobre a leitura de textos acadêmicos fazendo uso de tecnologia se configurou como “neutra” (33,3%) em sua maioria, o que espelha incertezas sobre os efeitos da qualidade da leitura digital. Em relação aos desafios no uso das tecnologias ao longo do curso, os discentes apontaram algumas dificuldades, a saber: a) no período da pandemia da Covid-19; b) com a utilização de algumas ferramentas e plataformas; c) relacionadas às normas de formatação de textos acadêmicos; d) falta de prática e recursos. Por outro lado, acerca da importância das tecnologias, os estudantes destacaram: a) a facilitação e a praticidade na interação e acesso à informação; b) o uso das tecnologias como essencial para a realização de suas atividades; c) a necessidade de atualização das tendências das novas ferramentas tecnológicas; e, por último, d) a contribuição das tecnologias para a qualidade dos trabalhos acadêmicos e no processo de ensino-aprendizagem. Esses resultados apontam para a relevância do letramento digital entre os graduandos, evidenciando a necessidade de uma formação acadêmica que inclua competências digitais no currículo e a oferta de oficinas que tratem a respeito das tecnologias nas práticas de estudo e pesquisa em contexto acadêmico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Rodolfo Dantas Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Ferramentas digitais pt_BR
dc.subject Formação acadêmica pt_BR
dc.title O uso de ferramentas digitais em contexto acadêmico: um estudo da percepção dos graduandos em letras português pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta