Resumo:
O presente estudo tem como objetivo central analisar a avaliação aplicada dentro Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – (CNCA). do que ocorre no âmbito escolar e se este é inclusivo à pessoa com surdez. Para cumprir a proposta, foi analisado o caderno do aluno e do professor referente à Língua Portuguesa - Escrita da Avaliação Continuada de Aprendizagem Ciclo III aplicada em uma turma do 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola no município de Ouro Velho - PB. Logo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre os cadernos de aplicação. Para tal o estudo baseia-se em autores como Karin (2009), Lebedeff (2010) e Luckesi (2005), que abordam, respectivamente, a educação de surdos, a cultura surda e a avaliação escolar. Os resultados da análise revelaram a impossibilidade do aluno surdo realizar a avaliação oral proposta pelo programa do CNCA evidenciando a necessidade urgente de adaptações e reestruturações para garantir a inclusão e a equidade no processo avaliativo. Identificou a ausência de adaptações que considerassem as especificidades da Língua Brasileira de Sinais - (Libras) e os desafios da inclusão de alunos surdos no contexto escolar. Como resultado, constatou-se que as referidas avaliações são projetadas à maioria dos discentes ouvintes rafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
Descrição:
MARQUES, Janaína Soraia Costa. Uma análise da Avaliação Contínua da Aprendizagem Ciclo III do componente curricular Língua Portuguesa - Escrita do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada sob a lente da inclusão para pessoas surdas. 2025. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.