Resumo:
Tem como objetivo
investigar as práticas Etnomatemáticas presentes na feira de Santa Luzia, bem
como investigar o potencial que a Etnomatemática possui no contexto de ensino da
Matemática. A Etnomatemática é uma Etnociência que trabalha essencialmente com
conhecimentos produzidos e utilizados por diferentes povos, onde o conhecimento é
criado por estes povos, que os utilizam nas mais diversas aplicações, estudando as
mais diversas manifestações de conhecimentos referentes aos processos de,
comparar, classificar, quantificar, medir, organizar e de inferir e de concluir
desenvolvidas por cada comunidade, conhecimentos estes que são influenciados
pelo meio cultural, intelectual, natural e social em que vivem. A matemática utilizada
por grupos culturais e éticos sempre foi alvo de estudos dos pesquisadores em
Educação Matemática. Existem vários estudos e pesquisadores em Educação
Matemática voltados à análise da Matemática e suas implicações presente nestes
grupos culturais, tais como: D’Ambrosio (2002, 1993, 1990), Ferreira (1991),
Nunes (2009), entre outros. Neste contexto é notório ressaltar a importância da
Etnomatemática como uma alternativa didática para o ensino de Matemática, bem
como é uma maneira de trabalhar os conhecimentos matemáticos interdisciplinar e
transdisciplinarmente. Como resultado, verifica-se a existência de técnicas e
habilidades próprias dos feirantes, bem como conclui-se que a Etnomatemática
possui um alto potencial para o ensino de Matemática.
Descrição:
LUCENA, F. M. Análise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PB. 2013. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas com habilitação em Matemática)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.