Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização da obra paradidática “O Vampiro que Descobriu o Brasil”, de Ivan Jaf (1999), como instrumento pedagógico no ensino de História, especificamente no estudo da chegada dos portugueses ao Brasil e seu período de colonização (1500-1630). A obra, que combina elementos ficcionais e históricos, concede uma crítica à historiografia tradicional e oferta uma interpretação alternativa dos eventos da colonização. Ao personificar os colonizadores como personalidades parasitárias por meio da metáfora do vampiro, o autor problematiza a exploração de recursos e a opressão dos povos indígenas e africanos. Este estudo objetiva-se a analisar como a narrativa de Jaf pode engrandecer o ensino de História, agregando a abordagem de livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Para esse fim, foram examinados os livros “SuperAÇÃO! História” (2022) e “Moderna PLUS Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” (2020), fitando-se a forma como o período colonial é tratado neles, em confrontação com a obra de Jaf. O estudo conclui que a aplicação de “O Vampiro que Descobriu o Brasil” em sala de aula pode estimular o desenvolvimento de uma visão crítica nos discentes, oferecendo um olhar mais complexo e múltiplo sobre o processo colonial brasileiro.
Descrição:
PEREIRA, J. B. M. "O vampiro que descobriu o Brasil" de Ivan Jaf como recurso paradidático: um olhar crítico sobre o ensino da história do Brasil Colonial. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.