Resumo:
O presente relato buscou investigar se existe nos livros didáticos da educação Infantil dos anos iniciais a temática sobre animais domésticos e guarda responsável, verificando as práticas pedagógicas a partir da revisão de livros didáticos (L.D), bem como em referenciais teóricos que norteiam a Educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Referente à metodologia aplicada para atingir os nossos objetivos, foram necessários à realização de análises dos livros didáticos, com intuito de obtermos informações sobre o assunto abordado, na sala de referência. Desse modo, a pesquisa evidencia a importância observar como os livros didáticos tratam dos animais domésticos de companhia, que são uma parte significativa do cotidiano de muitas famílias. Esta pesquisa contribui ativamente, ressaltando a importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil, bem como, a necessidade de abordar os temas transversais de práticas responsáveis.
Descrição:
SOUSA, Edylaine Fernandes de. Análise de conteúdo didático no ensino fundamental que trate sobre animais, em escolas públicas do município de campina grande: práticas pedagógicas. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual da Paraíba Campina Grande, 2024.