Resumo:
O ato de ensinar é um desafio constante ao professor, pois, além de buscar articular a teoria à
prática, necessita, ao mesmo tempo, saber lidar com situações diversas inerentes ao
desempenho de sua atividade profissional. Imagine tal condição quando ainda se está em
processo de formação docente e é preciso estabelecer o primeiro contato com o universo
escolar, especificamente com a sala de aula. Partindo da preocupação com a formação
profissional docente, o presente relatório de estágio, realizado no curso de História da
Universidade Estadual da Paraíba, se constitui numa reflexão acerca da experiência adquirida
a partir do desempenho de uma prática de ensino possibilitada por meio da execução de uma
atividade metodológica, a Oficina Pedagógica, referente à disciplina Estágio Supervisionado
Obrigatório I e II. Este estudo de caso refere-se ao ato de elaborar e executar um plano de aula
com o objetivo de aplicá-lo. A partir de então, foi possível estabelecer uma reflexão própria,
proporcionada a partir de uma experiência docente que construí na aula que ministrei na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívio Maroja, situado no assentamento Maria
Preta, zona rural do município de Araçagi. Portanto, neste relatório, demonstro a trajetória
percorrida para a concretização desse trabalho referente ao processo estagiário, bem como
relações que emergem no processo de ensino/aprendizagem que envolve professores e alunos,
as reflexões e as experiências adquiridas no decorrer desta tarefa, dando ênfase às emoções, às
sensações, às dificuldades, ao autoconhecimento e à superação conquistada durante essa etapa
inicial de formação docente.
Descrição:
BEZERRIL, S. da. S. Professor-aluno: percepções e reflexões de uma professora em formação acerca do processo ensino-aprendizagem. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.