UEPB - Repositório Digital

Professor-aluno: percepções e reflexões de uma professora em formação acerca do processo ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerril, Sanúbia da Silva
dc.date.accessioned 2014-04-09T16:44:52Z
dc.date.available 2014-04-09T16:44:52Z
dc.date.issued 2014-04-09
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3393
dc.description BEZERRIL, S. da. S. Professor-aluno: percepções e reflexões de uma professora em formação acerca do processo ensino-aprendizagem. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O ato de ensinar é um desafio constante ao professor, pois, além de buscar articular a teoria à prática, necessita, ao mesmo tempo, saber lidar com situações diversas inerentes ao desempenho de sua atividade profissional. Imagine tal condição quando ainda se está em processo de formação docente e é preciso estabelecer o primeiro contato com o universo escolar, especificamente com a sala de aula. Partindo da preocupação com a formação profissional docente, o presente relatório de estágio, realizado no curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, se constitui numa reflexão acerca da experiência adquirida a partir do desempenho de uma prática de ensino possibilitada por meio da execução de uma atividade metodológica, a Oficina Pedagógica, referente à disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório I e II. Este estudo de caso refere-se ao ato de elaborar e executar um plano de aula com o objetivo de aplicá-lo. A partir de então, foi possível estabelecer uma reflexão própria, proporcionada a partir de uma experiência docente que construí na aula que ministrei na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívio Maroja, situado no assentamento Maria Preta, zona rural do município de Araçagi. Portanto, neste relatório, demonstro a trajetória percorrida para a concretização desse trabalho referente ao processo estagiário, bem como relações que emergem no processo de ensino/aprendizagem que envolve professores e alunos, as reflexões e as experiências adquiridas no decorrer desta tarefa, dando ênfase às emoções, às sensações, às dificuldades, ao autoconhecimento e à superação conquistada durante essa etapa inicial de formação docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Flávio Carreiro de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Memorial escolar pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.title Professor-aluno: percepções e reflexões de uma professora em formação acerca do processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta