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Representatividade negra nos materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental em Guarabira: implicações para a formação da identidade de crianças

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dc.contributor.author Santos, Maria Alexia oliveira
dc.date.accessioned 2025-06-10T20:02:49Z
dc.date.available 2025-06-10T20:02:49Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.issn CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33984
dc.description SANTOS, Maria Aléxia Oliveira. Representatividade negra nos materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental em Guarabira: implicações para a formação da identidade de crianças. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar a representação de pessoas negras nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental e o seu papel na constituição da identidade de crianças negras. Esse objetivo foi detalhado nos seguintes objetivos específicos: identificar como as pessoas negras são representadas nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental; refletir se as narrativas vinculadas às imagens de pessoas negras nos livros didáticos reforçam ou desafiam estereótipos; compreender como as representações de pessoas negras nos livros didáticos podem contribuir com a formação da identidade de crianças negras. Para atender a esses objetivos, a pesquisa discute teoricamente como os livros didáticos, instrumentos pedagógicos amplamente utilizados nas escolas, desempenham papel central na construção de narrativas, valores e referenciais identitários (Pinto, 1987; Cavalleiro, 1998). Além disso, reflete como a historicidade da constituição da população negra no Brasil (Reis, 2000) impacta como esse grupo é percebido ainda hoje (Santos, 2001). Metodologicamente, a pesquisa se vincula a uma abordagem qualitativa, desenvolvendo uma pesquisa documental nos materiais didáticos adotados no município de Guarabira-PB, através do Programa Educar Pra Valer. A partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) os dados foram analisados e indicam que, apesar de avanços após a promulgação da Lei 10.639/2003 (Brasil, 2003), a representação da população negra em materiais didáticos ainda é limitada. Tal limitação impacta negativamente o processo de identificação e valorização da identidade das crianças negras, podendo contribuir para a reprodução do racismo estrutural no ambiente escolar. Conclui-se que é urgente promover a inclusão de narrativas plurais e positivas sobre a população negra nos materiais pedagógicos, bem como investir na formação docente antirracista. Assim, será possível fortalecer a autoestima das crianças negras e contribuir para a construção de uma educação mais equitativa, crítica e democrática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria Julia Carvalho de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Representatividade pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Representatividade negra nos materiais didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental em Guarabira: implicações para a formação da identidade de crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


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