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Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo

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dc.contributor.author Macedo, Marineide Félix de
dc.date.accessioned 2025-06-10T21:08:14Z
dc.date.available 2025-06-10T21:08:14Z
dc.date.issued 2025-05-28
dc.identifier.other CDD 370.981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33988
dc.description MACEDO, Marineide Félix de. Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A Educação do Campo no Brasil é uma política pública que busca garantir o direito à educação para a população rural. Desse modo, este artigo tem como objetivo compartilhar experiências escolares e práticas de leitura vivenciadas no contexto rural, evidenciando de que forma a Educação do Campo e a poesia contribuíram para a afirmação da identidade camponesa e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. Especificamente, busca-se: 1) resgatar memórias escolares e experiências marcantes na formação leitora no campo; 2) compreender a importância da Educação do Campo na construção da identidade camponesa; e 3) retomar os primeiros contatos com a literatura, evidenciando o gosto pela leitura e pela poesia como formas de expressão dos sentimentos, das emoções e da realidade cotidiana por meio da escrita poética. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão norteadora: Como as narrativas de si, ancoradas na experiência escolar e no encontro com a leitura e a poesia, revelam o papel da Educação do Campo na construção da identidade camponesa e no fortalecimento do pertencimento? Utilizamos teóricos como Paulo Freire (1982), Caldart (2004), Baptista (2014), entre outros, que contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base na análise de um relato autobiográfico da trajetória da autora, que narra vivências desafiadoras enquanto estudante do campo. A literatura e a poesia aparecem como caminhos de expressão e resistência diante das adversidades do cotidiano. O estudo também evidencia a importância da Educação do Campo enquanto política pública construída a partir das lutas sociais, valorizando as raízes camponesas como lugar de pertencimento e identidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Leitura e poesia pt_BR
dc.subject Narrativas de si pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.title Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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