dc.contributor.author |
Macedo, Marineide Félix de |
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dc.date.accessioned |
2025-06-10T21:08:14Z |
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dc.date.available |
2025-06-10T21:08:14Z |
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dc.date.issued |
2025-05-28 |
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dc.identifier.other |
CDD 370.981 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33988 |
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dc.description |
MACEDO, Marineide Félix de. Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Educação do Campo no Brasil é uma política pública que busca garantir o direito à
educação para a população rural. Desse modo, este artigo tem como objetivo
compartilhar experiências escolares e práticas de leitura vivenciadas no contexto rural,
evidenciando de que forma a Educação do Campo e a poesia contribuíram para a
afirmação da identidade camponesa e o fortalecimento do sentimento de
pertencimento. Especificamente, busca-se: 1) resgatar memórias escolares e
experiências marcantes na formação leitora no campo; 2) compreender a importância
da Educação do Campo na construção da identidade camponesa; e 3) retomar os
primeiros contatos com a literatura, evidenciando o gosto pela leitura e pela poesia
como formas de expressão dos sentimentos, das emoções e da realidade cotidiana
por meio da escrita poética. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão
norteadora: Como as narrativas de si, ancoradas na experiência escolar e no encontro
com a leitura e a poesia, revelam o papel da Educação do Campo na construção da
identidade camponesa e no fortalecimento do pertencimento? Utilizamos teóricos
como Paulo Freire (1982), Caldart (2004), Baptista (2014), entre outros, que
contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho. A metodologia adotada é
de natureza qualitativa, com base na análise de um relato autobiográfico da trajetória
da autora, que narra vivências desafiadoras enquanto estudante do campo. A
literatura e a poesia aparecem como caminhos de expressão e resistência diante das
adversidades do cotidiano. O estudo também evidencia a importância da Educação
do Campo enquanto política pública construída a partir das lutas sociais, valorizando
as raízes camponesas como lugar de pertencimento e identidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação do campo |
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dc.subject |
Leitura e poesia |
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dc.subject |
Narrativas de si |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.title |
Educação e poesia: narrativas de uma jovem do campo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |