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Contação de história: metodologia auxiliadora no processo de alfabetização

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dc.contributor.author Silva, Camila da Rocha
dc.date.accessioned 2025-06-11T11:43:34Z
dc.date.available 2025-06-11T11:43:34Z
dc.date.issued 2025-05-28
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33992
dc.description SILVA, Camila da Rocha. Contação de história: metodologia auxiliadora no processo de alfabetização. 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A contação de história é uma metodologia auxiliadora no processo de Alfabetização de crianças, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais que são essenciais para a aquisição da linguagem oral e escrita. Buscando compreender melhor como se dá essa contribuição, norteou-se com a questão problematizadora: De que modo a contação de história poderá contribuir no processo de alfabetização de crianças? Destacou-se como objetivo geral investigar a contribuição da contação de história no processo de alfabetização do 1° e 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: a) compreender o contexto histórico das práticas educativas voltadas para a metodologia da contação de história; b) discutir sobre as contribuições da contação de história no processo de alfabetização; e c) analisar como a contação de história influência as crianças na aquisição das linguagens oral e escrita. Metodologicamente, o trabalho se classifica como exploratório de abordagem qualitativa em educação. Sendo também um trabalho de campo, adotando a técnica de entrevista semiestruturada. São sujeitos deste estudo duas professoras do 1° ano e duas do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do turno da manhã, de duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Alagoinha/PB. Para o aporte teórico dialogou-se com Soares (2003, 2004, 2018), Tfouni (2010), Ferreiro (1996, 2000, 2010) que debatem sobre a alfabetização trazendo uma relação entre a leitura, a escrita e a aquisição da linguagem. Gomes (2003), Vieira (2010), Benjamin (1994) que enfatizam a contação de história e a importância da linguagem oral, defendendo a propagação de informações através da oralidade, enfatizando que a arte de narrar é um processo que perpassa as gerações. Amarilha (1997, 2003), Zilberman (2006), Colomer (2007) que abordam as questões da literatura infantil como método importante para a formação de leitores e a ampliação da imaginação, da criatividade e da construção de sentidos. Concluiu-se que, a contação de história é uma ferramenta valiosa no processo de alfabetização das crianças, e que essa metodologia pode contribuir na construção de habilidades essenciais de aquisição da linguagem oral e escrita. E embora as docentes conheçam o valor pedagógico da literatura infantil, ainda existe uma certa dificuldade em diferenciar: contação de história de leitura de literatura. Existe, também uma necessidade de compreender melhor como se dá a aplicação da literatura na sala de aula como recurso didático. Sendo necessária uma formação continuada para os(as) professores para que os mesmos possam apropriar-se dessa metodologia e utiliza-la com mais segurança e intencionalidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title Contação de história: metodologia auxiliadora no processo de alfabetização pt_BR
dc.type Other pt_BR


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