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A importância da educação de jovens e adultos (EJA) na formação pessoal, profissional e social dos indivíduos

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dc.contributor.author Adriano, Rosilene Fernandes
dc.date.accessioned 2025-06-11T20:14:15Z
dc.date.available 2025-06-11T20:14:15Z
dc.date.issued 2025-06-03
dc.identifier.other CDD 374.012
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34000
dc.description ADRIANO, Rosilene Fernandes. A importância da educação de jovens e adultos (EJA) na formação pessoal, profissional e social dos indivíduos. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica que se destina a jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino. Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando seus impactos na formação pessoal, profissional e social, bem como compreender o que levou os mesmos a retornarem à caminhada escolar. Para isso, se desenvolveu uma pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas com dois estudantes da EJA como informantes-chave. Além disso, foi realizada uma verificação documental das principais diretrizes públicas para a educação de adultos no Brasil, por meio do Programa Brasil Alfabetizado, com base nos pensamentos freirianos. Os resultados demonstram que os estudantes da EJA ingressam motivados por razões pessoais, como querer aprender a ler ou escrever, aumentar sua autoestima por meio da educação ou simplesmente melhorar suas perspectivas de emprego. Todavia, eles também enfrentam enormes obstáculos, incluindo um segundo emprego fora do horário de trabalho, ostracismo social e baixa autoestima associada ao fato de ainda serem analfabetos. A pesquisa argumenta que a educação popular, com raízes em Paulo Freire e John Dewey, serve, principalmente, para reconhecer o conhecimento dos alunos, tornando o processo de aprendizagem um fenômeno mais significativo e humanizado. Foram as práticas educativas baseadas na vida dos alunos que se mostraram mais eficazes. O estudo conclui que as políticas públicas de alfabetização voltadas para jovens e adultos precisam ser fortalecidas, assim como os investimentos em um ensino que respeite suas histórias de vida, entregando uma educação libertadora, inclusiva e transformadora. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Mayanne Júlia Tomaz Freitas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação popular pt_BR
dc.subject Politicas públicas pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title A importância da educação de jovens e adultos (EJA) na formação pessoal, profissional e social dos indivíduos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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