Resumo:
A escrita é uma prática social desenvolvida pelos sujeitos através de processos complexos que
envolvem tanto a internalização das convenções ortográficas quanto a relação com a oralidade.
Além disso, pode ser adaptada a depender dos contextos de uso em que ela se aplica.
Frequentemente, quando os fenômenos da fala (os processos fonético-fonológicos) são
materializados na escrita, são classificados como erros, sem o devido reconhecimento de suas
motivações linguísticas e sociais por parte dos professores. Dessa forma, este estudo parte dessa
noção para investigar as influências sociolinguísticas da variação do |R| na ortografia de alunos
da quinta série do ensino fundamental (anos iniciais), de uma escola pública e de uma escola
privada, na cidade de Guarabira-PB. Nessa perspectiva, o objetivo geral é analisar a escrita dos
alunos das referidas instituições de ensino, de modo comparativo, para encontrar as possíveis
distinções e influências das ocorrências de desvios ortográficos cometidos por esses estudantes,
reconhecendo a importância do processo de alfabetização e inserindo-o numa visão que
considera a variação linguística como um fenômeno natural e inerente à língua. Esse estudo se
fundamenta teoricamente nos aspectos da escrita e suas ligações com a oralidade, com a
consciência fonológica e com as questões da igualdade de acesso à alfabetização, mediante os
apontamentos de Soares (2021) e de Vygotsky (1987), centrado no viés da escrita e outras
discussões socioculturais, como também, por meio das investigações fonético-fonológicas dos
estudos de Roberto (2016). Além desses, procura-se integrar a relação socioeconômica e o
contexto pandêmico como possíveis influências dos dados encontrados. Para tanto, serão
colocadas em discussão as ideias de Bourdieu e Passeron (1992), dentre outras contribuições
acadêmicas. No quesito metodológico, utiliza-se uma abordagem qualitativa, de caráter
descritivo. Como resultados, obteve-se que os processos fonéticos-fonológicos, por supressão,
foram os principais influenciadores da variação do |R| na ortografia dos alunos. Além disso, os
estudantes pertencentes à escola pública foram os que mais registraram desvios ortográficos
nas atividades aplicadas, o que procurou-se explicar através dos fatores sociolinguísticos que
incluem desde a formação da criança no seu ambiente familiar até a aprendizagem sistemática
oferecida pela escola. Vale ressaltar que foram encontradas e, consequentemente exploradas,
outras motivações para as ocorrências ortográficas obtidas. Portanto, este estudo contribui para
a formação de professores de língua portuguesa e pedagogos que lidam diretamente com o
processo de desenvolvimento e apropriação da escrita pelos aprendizes.
Descrição:
LUNA, Jamilly Delfino de. Influências da variação do |r| na ortografia dos alunos de escola pública e privada na cidade de Guarabira-PB. 2025. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.