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A pesquisa tem como objetivo avaliar a relevância do brincar livre na educação
Infantil, levando em consideração as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e sua relação com o desenvolvimento contínuo das crianças. Seguido de
tais objetivos específicos que buscam: Entender as diferenças entre o lúdico e a
ludicidade no contexto da educação Infantil; Avaliar como o brincar livre é destacado
na BNCC e sua articulação com o desenvolvimento infantil; Descrever as distintas
possibilidades do brincar livre a partir da perspectiva de pesquisas sobre ludicidade
e práticas pedagógicas. Assim sendo, de que forma o brincar livre, conforme
descrito pela BNCC, pode auxiliar para o desenvolvimento total das crianças na
educação Infantil? O estudo trouxe uma abordagem qualitativa, de parâmetro
explicativo, por meio de revisão bibliográfica e documental. A avaliação dos
documentos legais em destaque a BNCC e de obras de autores que descrevem
essa abordagem. Os autores que embasaram esse estudo foram Froebel (2003),
Gil (2002), Gonzaga (2009), Kishimoto (2011), Piaget (2017), garantindo uma
percepção ampla e atualizada da temática, compreendendo as conquistas e os
conflitos ocorridos no decorrer desses estudos. Assim, revelou que, embora a BNCC
compreenda o brincar como elemento chave da educação infantil, não há um
destaque claro no conceito de “brincar livre”. As discussões descrevem que é
importante repensar o currículo da educação infantil, valorizando práticas
pedagógicas que agreguem o brincar livre como cenário importante do processo
educativo. Conclui-se que o brincar livre necessita ser mais valorizado nas políticas
educacionais, com planejamento apropriado e formação de professores que
respeitem o protagonismo infantil. |
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