dc.contributor.author |
Melo, Weydja Soares de |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-12T12:42:55Z |
|
dc.date.available |
2025-06-12T12:42:55Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34005 |
|
dc.description |
MELO, Weydja Soares de. A utilização da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da leitura na educação infantil: uma pesquisa participante de caso na Escola Noemi de Holanda Mariz. 2025. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A aquisição da leitura nos anos iniciais é uma competência essencial para que o alu-no possa construir os demais saberes e habilidades a serem desenvolvidos na edu-cação escolar. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho visa destacar os be-nefícios da utilização da literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da leitura na educação infantil. A escolha da presente temática se deu por meio de aprendizagens e discussões construídas no decorrer do curso de formação inicial em licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (Campus-III). A metodologia adotada para a escrita do trabalho está fundamentada na revisão bibliográfica de artigos, monografias, dissertações e livros que discutem e contribuem com a temáti-ca a, além da realização de um estudo de caso na turma do Pré-II da “Noemi de Ho-landa Mariz”, localizada no município de Sapé-PB. Os resultados obtidos evidenciam as contribuições do uso das fábulas para o aperfeiçoamento do processo de alfabe-tização das crianças, além de contribuir para a construção de outras competências essenciais para essa fase da formação escolar. A fábula “A camela dançarina”, tra-balhada no presente estudo, é um dos exemplos das diversas obras que compõe a literatura infantil no Brasil que podem ser trabalhadas pelos professores nos anos iniciais. O presente trabalho contribui para o aprofundamento das reflexões acerca do uso da literatura infantojuvenil no processo de ensino-aprendizagem, apresen-tando práticas educativas que podem colaborar com o trabalho do professor na edu-cação infantil. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantojuvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Fábulas |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.title |
A utilização da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da leitura na educação infantil: uma pesquisa participante de caso na escola Noemi de Holanda Mariz |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |