UEPB - Repositório Digital

A utilização da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da leitura na educação infantil: uma pesquisa participante de caso na escola Noemi de Holanda Mariz

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Weydja Soares de
dc.date.accessioned 2025-06-12T12:42:55Z
dc.date.available 2025-06-12T12:42:55Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34005
dc.description MELO, Weydja Soares de. A utilização da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da leitura na educação infantil: uma pesquisa participante de caso na Escola Noemi de Holanda Mariz. 2025. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A aquisição da leitura nos anos iniciais é uma competência essencial para que o alu-no possa construir os demais saberes e habilidades a serem desenvolvidos na edu-cação escolar. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho visa destacar os be-nefícios da utilização da literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da leitura na educação infantil. A escolha da presente temática se deu por meio de aprendizagens e discussões construídas no decorrer do curso de formação inicial em licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (Campus-III). A metodologia adotada para a escrita do trabalho está fundamentada na revisão bibliográfica de artigos, monografias, dissertações e livros que discutem e contribuem com a temáti-ca a, além da realização de um estudo de caso na turma do Pré-II da “Noemi de Ho-landa Mariz”, localizada no município de Sapé-PB. Os resultados obtidos evidenciam as contribuições do uso das fábulas para o aperfeiçoamento do processo de alfabe-tização das crianças, além de contribuir para a construção de outras competências essenciais para essa fase da formação escolar. A fábula “A camela dançarina”, tra-balhada no presente estudo, é um dos exemplos das diversas obras que compõe a literatura infantil no Brasil que podem ser trabalhadas pelos professores nos anos iniciais. O presente trabalho contribui para o aprofundamento das reflexões acerca do uso da literatura infantojuvenil no processo de ensino-aprendizagem, apresen-tando práticas educativas que podem colaborar com o trabalho do professor na edu-cação infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Fábulas pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title A utilização da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da leitura na educação infantil: uma pesquisa participante de caso na escola Noemi de Holanda Mariz pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta