UEPB - Repositório Digital

Concepções e práticas de alfabetização na educação infantil: o trabalho docente em questão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Franciellen Cadete da
dc.date.accessioned 2025-06-12T17:12:50Z
dc.date.available 2025-06-12T17:12:50Z
dc.date.issued 2025-06-06
dc.identifier.other CDD 372.414
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34007
dc.description SILVA, Franciellen Cadete da. Concepções e práticas de alfabetização na educação infantil: O trabalho docente em questão. 2025. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A alfabetização é um processo importante e significativo na escolarização da criança, seu desenvolvimento consiste em mudanças sociais e emocionais. Sendo assim, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de refletir sobre as concep- ções e práticas de alfabetização, que permeiam o trabalho docente, no contexto da Educação Infantil. Para essa finalidade, foram determinados três objetivos específi- cos: 1) Conceituar a alfabetização e as práticas na Educação Infantil; 2) Identificar os principais métodos de alfabetização utilizados pelas docentes que atuam no âmbito desse nível de ensino; 3) Mapear os limites e as possibilidades que marcam o trabalho da alfabetização na Educação Infantil. Metodologicamente, o estudo assumiu os pre- ceitos da pesquisa qualitativa, fazendo uso, como instrumento de pesquisa da entre- vista, instrumento aplicado junto às docentes que atuam na área. O embasamento teórico inclui autores como Barbosa (1990), Soares (2009), Freire (2013), entre outros. Os resultados evidenciam que a alfabetização requisita uma docência competente e comprometida com a evolução do aprendizado infantil e, quando é lúdica, estimulante e centrada na criança, oferece oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Atividades como brincadeiras, contação de histórias e jogos, aliadas a um ambiente seguro e acolhedor, são essenciais para a aprendizagem das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Verônica Pessôa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title Concepções e práticas de alfabetização na educação infantil: o trabalho docente em questão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta