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A alfabetização é um processo importante e significativo na escolarização da criança,
seu desenvolvimento consiste em mudanças sociais e emocionais. Sendo assim, o
presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de refletir sobre as concep-
ções e práticas de alfabetização, que permeiam o trabalho docente, no contexto da
Educação Infantil. Para essa finalidade, foram determinados três objetivos específi-
cos: 1) Conceituar a alfabetização e as práticas na Educação Infantil; 2) Identificar os
principais métodos de alfabetização utilizados pelas docentes que atuam no âmbito
desse nível de ensino; 3) Mapear os limites e as possibilidades que marcam o trabalho
da alfabetização na Educação Infantil. Metodologicamente, o estudo assumiu os pre-
ceitos da pesquisa qualitativa, fazendo uso, como instrumento de pesquisa da entre-
vista, instrumento aplicado junto às docentes que atuam na área. O embasamento
teórico inclui autores como Barbosa (1990), Soares (2009), Freire (2013), entre outros.
Os resultados evidenciam que a alfabetização requisita uma docência competente e
comprometida com a evolução do aprendizado infantil e, quando é lúdica, estimulante
e centrada na criança, oferece oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, social
e emocional. Atividades como brincadeiras, contação de histórias e jogos, aliadas a
um ambiente seguro e acolhedor, são essenciais para a aprendizagem das crianças. |
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